Fundação CASA inaugura sala de leitura para jovens em Araçatuba
Espaço no CASA Araçá oferecerá oportunidades de transformação pessoal e social por meio dos livros
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Araçá, em Araçatuba, deu um passo significativo na ressocialização dos jovens atendidos com a inauguração da nova sala de leitura, na última quinta-feira (12/12). O espaço, destinado aos adolescentes em internação provisória, busca incentivar o hábito da leitura, promover o desenvolvimento intelectual e estimular a reflexão crítica.
“A sala de leitura é mais do que um ambiente físico, é uma chance de reescrever histórias. Aqui, os adolescentes poderão explorar realidades distintas e ressignificar suas vivências por meio da leitura”, afirmou Denilson Candido de Oliveira, diretor da CASA Araçá, destacando o potencial transformador do projeto.
O espaço conta com um acervo diversificado, que inclui clássicos da literatura, poesia, histórias em quadrinhos e até mesmo uma obra escrita pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Com isso, o objetivo é oferecer novas perspectivas aos jovens, permitindo que a leitura abra portas para oportunidades e caminhos diferentes na vida.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, celebrou a iniciativa e ressaltou o compromisso da Instituição com ações educativas: “A leitura tem o poder de mudar vidas. Este espaço simboliza nosso esforço contínuo em oferecer ferramentas para que os jovens construam um futuro cheio de possibilidades”.
Além do acervo, a sala de leitura terá atividades regulares, como rodas de leitura, debates literários e oficinas de escrita, conduzidas por professores e profissionais da área pedagógica. A iniciativa reflete a missão da Fundação CASA de utilizar a educação como um dos pilares fundamentais na ressocialização e no desenvolvimento dos adolescentes.
Livro “Vozes Adolescentes — Entre Letras e Horizontes”
Em novembro, foi lançado o livro “Vozes Adolescentes — Entre Letras e Horizontes”. A obra é resultado das oficinas literárias conduzidas pela agente educacional Sonia Miloca e reúne relatos e histórias autorais dos adolescentes. Desenvolvido ao longo de meses, o projeto deu aos jovens a oportunidade de refletir sobre suas trajetórias, superações e sonhos, transformando essas experiências em narrativas autênticas.
Agora parte do acervo da nova sala de leitura, o livro simboliza o impacto positivo da escrita como ferramenta de autoconhecimento, reconexão social e inspiração para que outros adolescentes explorem a literatura como forma de expressão e transformação.