Fundação CASA encerra participação na II Reunião Técnica do Fonacriad com importantes avanços

Fonacriad reúne gestores estaduais do sistema socioeducativo de todo o país em João Pessoa (PB); São Paulo irá sediar Reunião Técnica em 2025

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), por meio de sua presidente, Claudia Carletto, e da chefe de Gabinete, Ana Paula Ribeiro, encerrou hoje (26) sua participação na II Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad), realizada em João Pessoa, Paraíba, desde a última quarta-feira (24).

O evento reuniu gestores de sistemas socioeducativos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, focando no tema “Financiamento para o sistema socioeducativo”. Na quinta-feira (25), São Paulo, juntamente com outros entes federativos, apresentou suas experiências e abordagens sobre fontes de financiamento. A presidente da Fundação CASA também destacou a estrutura organizacional da instituição, a maior do Brasil em regime fechado, e compartilhou dados sobre atendimento, número de servidores e composição dos centros de atendimento.

Uma das grandes conquistas desta edição foi o compromisso de São Paulo em sediar a primeira reunião temática de 2025, prevista para março, por iniciativa própria e a convite da Fundação CASA. Além disso, na carta final do evento, foi proposta pela presidente da Fundação CASA a criação de uma dotação orçamentária específica para que o governo federal possa destinar recursos para financiar medidas socioeducativas nos estados. A carta deve ser concluída até a próxima semana, com sugestões de todos os estados envolvidos.

“A nossa participação na II Reunião Técnica do Fonacriad foi marcada por avanços fundamentais para a socioeducação. Sediar a primeira reunião temática de 2025 demonstra nosso compromisso em liderar e inovar no setor. A proposta de uma dotação orçamentária específica para financiar medidas socioeducativas nos estados também representa um marco importante que, se concretizado, fortalecerá nossas ações. Esses avanços reforçam nosso objetivo de transformar a vida dos jovens sob nossa responsabilidade, promovendo um sistema mais justo e eficiente. Com a colaboração de todos os estados, acredito que podemos alcançar resultados ainda mais positivos e duradouros para o sistema socioeducativo brasileiro,” destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O Fonacriad é um colegiado formado pelos gestores estaduais de todas as unidades da federação, sob a coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP