Fundação CASA em Osasco tem homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Igreja Universal, parceria do PAR, promoveu ações com familiares dos jovens da Fundação CASA Osasco I no dia de visita

 

No estacionamento do centro socioeducativo, um local aberto e sob uma tenta, uma mulher negra, vestindo calça jeans e camiseta rosa, em pé, faz a sobrancelha de uma mulher branca, de cabelo preso, usando blusa azul, sentada em uma cadeira.
Entre os serviços oferecidos estava o de design de sobrancelhas

O dia de visita familiar para os adolescentes atendidos na Fundação CASA Osasco I, em Osasco, no último domingo (9) foi bastante especial para mães, avós e todas elas que acompanham o cumprimento da medida socioeducativa, com uma homenagem em alusão ao Dia Internacional da Mulher, preparada por integrantes da Igreja Universal, parceira local no Programa de Assistência Religiosa (PAR).

Além dos diálogos, trocas de afeto e conselhos típicos de uma manhã que contou com 75 visitas para 41 jovens em internação, 53 mulheres receberam cuidados mais especiais dos cerca de 20 membros da Igreja, com atividades que envolveram conscientização e bem-estar. Tudo foi acompanhado por psicólogo do centro de atendimento, assim como a equipe de gestão.

Durante a visitação na quadra do centro de atendimento, elas foram convidadas para uma espécie de roda de conversa para discutir os múltiplos papéis da mulher na sociedade brasileira, seja na família, no trabalho e tantos outros espaços que elas ocupam ou tentam ocupar.

Mas o trabalho principal ficou para logo ao fim das visitações. Primeiro, todos os familiares puderam desfrutar de uma mesa de café da manhã preparada para elas e eles na área técnica do centro de atendimento.

Os cuidados e o bem-estar, por sua vez, se concretizaram em duas tendas montadas no estacionamento do centro socioeducativo. Nelas, as mulheres puderam ter atenção à saúde com a aferição da pressão arterial, além de cuidados com a beleza e o bem-estar com corte de cabelo, design de sobrancelhas e massagem.

Em uma tenda no estacionamento do centro socioeducativo, duas mulheres brancas mais idosas estão sentadas e com os braços direitos estendidos sobre a mesa, para que duas voluntárias afiram a pressão arterial. As voluntárias estão de pé, do outro lado da mesa.
A homenagem ao Dia Internacional da Mulher envolveu ainda cuidado com a saúde

“As famílias ficaram felizes e cada uma aproveitou o que mais lhe agradou: algumas mulheres optaram pelo momento de beleza, outras já preferiram apenas saborear o café da manhã”, contou a diretora da Fundação CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz, que acompanhou toda a visitação e a ação da Igreja Universal.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca que iniciativas como essa complementam a política pública. “As denominações religiosas são importantes para o amparo na fé dos adolescentes e familiares, oferecendo um tipo de apoio que a Fundação CASA apenas pode viabilizar aos abrir os centros de atendimento para o trabalho religioso. Ao mesmo tempo em que o Estado é laico, temos de proporcionar esse tipo de assistência”, explica a presidente.

Sobre o PAR

A Fundação CASA conta com o Programa de Assistência Religiosa (PAR), que tem como missão garantir ao adolescente privado de liberdade, que assim desejar e conforme sua crença, o acesso aos princípios fundamentais da religião que professa ou daquela que pretende conhecer, promovendo e facilitando o desenvolvimento da sua fé. O acesso à assistência religiosa é um direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP