Fundação CASA em Guarulhos tem Cantata de Natal

Adolescentes atendidos na Fundação CASA Guarulhos e familiares confraternizaram e se emocionaram em almoço natalino

 

Na foto, diversos adolescentes, mães, pais e outros familiares observam jovens tocando bandolim e uma mulher branca, com blusa vermelha, cantando. Eles estão no corredor do espaço socioeducativo da Fundação CASA Guarulhos
Mãe de jovem canta na celebração natalina da Fundação CASA Guarulhos

A harmonia e a melodia de bandolins e do clarinete ressoaram pelo corredor do espaço socioeducativo da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Guarulhos durante a confraternização natalina, que reuniu jovens em atendimento e seus familiares no dia 8 de dezembro, um domingo. Além das apresentações, as famílias ainda celebraram as festas de fim de ano em um almoço oferecido pelo centro de atendimento localizado na cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

O espaço até ficou pequeno para a emoção que transbordou durante as performances dos jovens. Primeiro, com o grupo de oito adolescentes que frequentaram as oficinas de bandolim, dentro do Guri, acompanhados do educador.

Depois, com um jovem que mostrou o seu talento com o clarinete, que aprendeu antes de cumprir medida socioeducativa, quando ainda frequentava a Congregação Cristã do Brasil. Pelo menos uma mãe de um adolescente também soltou a voz, cantando músicas temáticas.

Familiares e jovens, sentados em cadeiras, observam os jovens que tocam bandolim durante a cantata de Natal. Eles estão no corredor do espaço socioeducativo e há uma mensagem de Boas Festas decorada na parede branca.
Jovens tocam bandolim na cantata de Natal e emocionam

O repertório nos dois instrumentos envolveu composições próprias, mescladas a canções típicas do Natal, de cunho gospel e religioso, como “Noite Feliz”. Os familiares compareceram “em peso” ao evento, que ocorreu em dia de visitação semanal e durou pouco mais de cinco horas.

“O clima estava muito bom e comovente. Aqui temos uma população de adolescentes reincidentes e não é uma tarefa simples fazer aflorar essa sensibilidade”, avaliou o diretor da Fundação CASA Guarulhos, Douglas Araújo de Souza.

Durante o mês de novembro, os jovens se dedicaram aos ensaios das músicas com afinco, além de preparar toda a decoração do centro de atendimento, ao lado dos servidores.

“O acompanhamento da família é primordial para o sucesso do cumprimento da medida socioeducativa. Quando chega o fim de ano, o clima de Natal e Ano Novo também afeta os adolescentes e proporcionar esse contato mais próximo resulta de um esforço importante das equipes dos centros de atendimento”, diz a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP