Fundação CASA e Pinacoteca promovem encontro para servidores e ampliam acesso à cultura
Ação fortalece parceria de mais de uma década, proporcionando formações para servidores e ampliando vivências culturais para adolescentes em medida socioeducativa

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo promoveram, na última sexta-feira (21/02), um encontro especial para mais de 20 servidores da Instituição. Representantes de dez Centros de Atendimento de seis Divisões Regionais participaram da iniciativa, que teve como objetivo aproximá-los do espaço museológico e aprofundar o conhecimento sobre as exposições, possibilitando um olhar mais qualificado para as visitas culturais realizadas com os adolescentes.
A parceria entre a Fundação CASA e a Pinacoteca já dura mais de dez anos e tem sido fundamental para garantir aos jovens atendidos o acesso à cultura e à arte como ferramentas de aprendizado e transformação. Em 2024, 16 Centros de Atendimento já visitaram o museu, envolvendo 59 adolescentes. Para este ano, a meta é expandir esse número, com a participação de 22 Centros em visitas presenciais e o fortalecimento dos encontros on-line síncronos voltados às unidades do interior. No último ano, essa modalidade reuniu 611 jovens em 32 atividades remotas.
Durante o encontro, os servidores foram conduzidos por um percurso imersivo no museu, que incluiu a apresentação da arquitetura histórica da Pinacoteca e seu acervo. Também participaram de dinâmicas conduzidas pela equipe educativa da instituição, que estimularam reflexões e a “leitura” de obras, promovendo novas formas de interação com a arte. A atividade contou com a presença da Gerência de Arte e Cultura da Fundação CASA e da Superintendência de Segurança.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca que ações como essa fortalecem o papel da cultura no processo socioeducativo. “A arte amplia horizontes e oferece novas formas de expressão, tanto para os adolescentes quanto para os servidores. Conhecer espaços culturais como a Pinacoteca é essencial para que nossas equipes possam estimular e mediar essas experiências de maneira mais significativa, tornando as visitas ainda mais enriquecedoras para os jovens que atendemos”, ressalta.
Para Wellington Araújo, gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, a formação dos servidores é uma etapa fundamental para o sucesso das atividades culturais com os adolescentes. “Pesquisas sobre acesso à cultura indicam que quanto mais familiarizado o público estiver com um equipamento cultural, maior será seu envolvimento e aproveitamento. Isso vale tanto para os jovens em medida socioeducativa quanto para os servidores que os acompanham. Queremos garantir que essa troca de percepções seja cada vez mais rica e impactante”, afirma.
A Fundação CASA pretende ampliar os encontros com servidores em outros museus parceiros ao longo do ano, consolidando essa estratégia de qualificação contínua. O próximo encontro já está marcado: 11 de março no Museu da Língua Portuguesa. O objetivo é que cada vez mais adolescentes tenham a oportunidade de vivenciar a cultura de forma transformadora, dentro e fora dos espaços socioeducativos.