Fundação CASA e Itaú Cultural capacitam jovens para produção cultural e realizam evento ‘Nós pela Cultura 3.0’

Parceria oferece formação prática e teórica para adolescentes em medida socioeducativa para o mercado cultural; evento terá apresentações de teatro, música e dança

 

No dia 18 de novembro, a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e o Itaú Cultural realizam a terceira edição do Nós pela Cultura, na Sala Itaú Cultural, em São Paulo. O evento contará com apresentações de adolescentes de 11 centros da Fundação CASA — CASAs Mogi Mirim, Campinas, Anita Garibaldi (Cerqueira César), Cerqueira César, Guarujá, Três Rios (Iaras), Sertãozinho, Cora Coralina (capital), Jacareí, São José do Rio Preto e Juquiá (capital) — que vão mostrar habilidades em teatro, canto coral, percussão, violão, stand-up comedy e dança.

A parceria também ofereceu uma formação prática e teórica para o mercado cultural. De agosto a novembro, sete adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nos CASAs Atibaia, Santo André I, Rio Paraná (capital), Chiquinha Gonzaga (capital), Tapajós (Franco da Rocha) e Osasco participaram de uma série de encontros na sede do Itaú Cultural, onde se capacitaram como “produtores-aprendizes” para apoiar a organização do evento.

Nos encontros, conduzidos por profissionais do setor, os adolescentes exploraram as áreas técnicas do teatro, conheceram o estúdio de gravação e até participaram de simulações de um telejornal, ganhando experiência prática no cenário cultural.

“O Nós pela Cultura se consolidou como um espaço de expressão e criatividade para os adolescentes da Fundação CASA, promovendo apresentações artísticas que refletem a diversidade cultural e o potencial transformador da arte. Em 2024, além de continuar proporcionando essa vitrine artística, o evento está se expandido ao incorporar os adolescentes diretamente na produção, contribuindo para sua formação profissional e cidadã”, diz a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O Itaú Cultural mantém a parceria com a Fundação CASA há mais de uma década. Em 2024, foram realizadas 27 visitas presenciais com 102 adolescentes e oito encontros remotos, alcançando 194 jovens. A cooperação entre as duas instituições tem sido essencial para o desenvolvimento cultural dos adolescentes.

“Essa experiência não é apenas uma oportunidade de aprendizado técnico, mas também uma chance de fomentar o interesse por carreiras no setor cultural. Esse evento promete ser uma celebração imperdível da criatividade e talento dos nossos jovens da Fundação CASA, reforçando a importância da arte e cultura como instrumentos de transformação social”, destaca o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araujo.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP