Fundação CASA e Instituto Federal de São Paulo fecham acordo de cooperação

Adolescentes atendidos, assim como servidores e dependentes, poderão frequentar cursos em diferentes modalidades

A Fundação CASA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) firmaram em junho acordo de cooperação para que adolescentes em internação ou internação provisória, assim como servidores e seus dependentes, possam frequentar as mais diversas modalidades da instituição de ensino. O acordo tem vigência até 31 de julho de 2024.

Os jovens atendidos na Fundação CASA frequentarão cursos de extensão para a ampliação curricular, enquanto os funcionários e seus dependentes terão à disposição cursos de capacitação e qualificação profissional. Em ambos os casos, as formações poderão ser nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância.

O objetivo junto aos adolescentes é ampliar o conhecimento, as habilidades e as sensibilidades, contribuindo para fortalece-los para o convívio social. Já para os servidores, o foco está em proporcionar capacitação para o aperfeiçoamento profissional aplicável à execução de medida socioeducativas.

“O acordo foi um importante diálogo institucional firmado que só trará a integração e ajudará a aperfeiçoar a missão da Fundação CASA, que é aplicar as medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Entre as diretrizes do Estatuto está a formação para qualificação profissional dos adolescentes atendidos.”

Os próximos passos para a execução do acordo preveem o alinhamento entre Fundação CASA e ISFP para a oferta, disponibilização dos cursos e seleção dos participantes.

O Instituto Federal de São Paulo é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada por meio da Lei nº 11.892/2008. A instituição oferece cursos técnicos, superiores (tecnólogo, licenciatura, bacharelado e pós-graduação) e de educação a distância.

O IFSP possui campus em 36 cidades: São Paulo, Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.