Fundação CASA divulga a programação de Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento

Evento inédito acontece do dia 12 a 16 de dezembro de 2022

 

A Fundação CASA, por meio da Gerência de Governança da Educação, vinculada à Superintendência Pedagógica, e da Universidade Corporativa (UNICASA), realiza a partir da próxima segunda até sexta-feira (12 e 16 de dezembro de 2022) o Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento na Socioeducação.

O evento ocorre em parceria com os sistemas socioeducativos dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. O Seminário é uma iniciativa inédita e terá transmissão por meio da plataforma online Microsoft Teams.

A abertura do evento acontecerá na segunda-feira (12/12), das 14h às 16h, com um Encontro Virtual de Integração, que contará com a participação de representantes dos Estados do Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal. O Encontro terá mediação da UNICASA.

Encontro 12/12 – Clique aqui para assistir

 

Na terça-feira (13/12) a programação do Seminário terá início das 10h às 12h, com a tema: “Alfabetização: Trabalho Desenvolvido com Jovens Não-alfabetizados”.

Serão apresentados os trabalhos realizados pelos CASAs:

  • Guarulhos (DRVP): Projeto “Alfabetização e Letramento”, com contextualização da coordenadora pedagógica, Maria Juliana Passos Nascimento e apresentação da pedagoga Regiane Moisés da Silva;
  • Lorena (DRVP): Projeto “Gêneros Textuais”, com contextualização o da coordenadora pedagógica, Adriana Luzia Meirelles Cuba de Souza e apresentação da pedagoga, Sandra Regina Ribeiro Leite da Silva Rosa;
  • Santo André (DRL): Projeto “Alfabetização e Letramento”, com apresentação da pedagoga, Andrea Guerra Pedroso;
  • Novo Tempo (DRMC): “Alfabetização: Motivando e Aprendendo”, com apresentação da pedagoga, Maria Ivanilde Santiago da Silva.

Também haverá uma mesa debatedora, com a presença das professoras-doutoras, Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira, vice-diretora da Faculdade UnB Planaltina (Universidade de Brasília) e Marina Rezende Bazon, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP).

Encontro 13/12 – Clique aqui para assistir

 

Na quarta-feira (14/12), das 14h às 16h, a programação dará sequência ao tema do encontro anterior: “Alfabetização: Trabalho Desenvolvido com Jovens Não-alfabetizados”, com a apresentação dos trabalhos realizados com os adolescentes nos CASAs:

  • Três Rios (DRS): Projeto com a apresentação da pedagoga, Sueli Pedrina Alves Ferreira;
  • Rio Novo (DRS): Projeto “Intervenção Pedagógica na Leitura, na Escrita e na Matemática Básica”, com a apresentação da pedagoga, Angélica Cristina de Barros;
  • Sertãozinho (DRN): Projeto “Alfabetização e Letramento na Socioeducação”, com apresentação da coordenadora pedagógica, Regiane Milani Pontes e da professora da Rede Estadual de Ensino, Alessandra Paula Saule;
  • Nova Vida (DRMNO): Projeto “Semeando uma Nova Vida”, com apresentação da pedagoga, Vera Helena Costa Catuta

A mesa debatedora será formada pelos professores-doutores Fernando Rodrigues de Oliveira, do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Guilherme de Araújo Lucas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP).

Encontro 14/12 – Clique aqui para assistir

 

Na quinta-feira (15/12), das 14h às 16h, acontecerá o encontro com a temática “Letramento: Trabalhos Voltados À Fluência Leitora E Produção Textual”, onde serão apresentados os trabalhos realizados pelos CASAs:

 

  • Tapajós (DRMC): Projeto “Ler e Viver o Mundo”, com apresentação do pedagogo, Marcelo Araújo;
  • Juquiá (DRMSE): Projeto “Letramento – trabalho voltado para fluência leitora e produção textual”, com apresentação da pedagoga, Débora Teixeira e do agente educacional, Cícero Tavares da Silva;
  • Candido Portinari (DRN): Projeto “Mundo das Letras”, com a apresentação da coordenadora pedagógica, Cacilda Melo
  • Rio Dourado (DRO): Projeto “Revitalizando o Saber”, com apresentação das pedagogas, Madalena Sanches e Zélia Caineli, e da coordenadora pedagógica, Valéria Camaçari Santana Peres.

 

Já a mesa debatedora será formada pela professora-doutora, Jane Miranda Alves, que possuí doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na Secretaria da Educação do Pará (SEDUC-PA) e na Socioeducação; e do professor mestre em Educação, Alex Carneiro, que atua como supervisor educacional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

Encontro 15/12 – Clique aqui para assistir

 

Por fim, na sexta-feira (16/12), das 14h às 16h, acontecerá o último dia do Seminário, que abordará o tema “Ambientes Aprendentes como Ferramentas Facilitadoras do Processo de Ensino Aprendizagem”. 

Realizarão a apresentação de seus trabalhos os CASAs:  

  • São Paulo (DRMNO): Projeto “Aprender Juntos”, com apresentação da coordenadora pedagógica, Raquel Batista da Silva Felix
  • Irapuru (DRO): Projeto “Despertando a autoestima e o acreditar que: sim, é possível”, com apresentação da coordenadora pedagógica, Nancy Maria Mendonça da Silva e da pedagoga, Lidiane Júlio.
  • Também acontecerá a apresentação da metodologia do SLAM.

Já a mesa debatedora será formada pela professora-doutora, Claudia Lemos Vóvio, do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da pedagoga, Thaís Barbosa Passos, que possuí doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e é consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Ao final das apresentações haverá uma pequena cerimônia virtual de encerramento com os representantes dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Encontro 16/12 – Clique aqui para assistir

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP