Fundação CASA define semifinalistas da Copa CASA

Disputas classificatórias por duas vagas acontecem nesta quinta (02) na Região Metropolitana de São Paulo

A XVIII Copa CASA de Futebol, o maior campeonato de futebol masculino para adolescentes em internação promovido pela Fundação CASA, chega à fase estadual com as disputas das duas primeiras vagas classificatórias para as semifinais da competição.

As partidas acontecem nesta quinta-feira (02), a partir das 9h, no Estádio Municipal Ildeu Silvestre do Carmo, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Em campo estarão jovens das equipes de centros socioeducativos que se classificaram nas respectivas fases regionais: CASA Bela Vista, representante da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) e CASA Rio Tâmisa, da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), ambos da capital paulista; CASA Santo André II, da Divisão Regional Litoral (DRL); e CASA Tamoios, de São José dos Campos, da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).

As equipes disputam dois jogos simples, com o time da DRMNO contra a equipe da DRVP e o time da DRL contra a equipe da DRMSE. Os vencedores de cada partida seguem para a semifinal.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos localizados em 36 cidades no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

Trata-se do mais tradicional campeonato de futebol masculino que a Instituição promove desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.