Fundação CASA de Taubaté realiza palestra virtual sobre violência doméstica com o Instituto Maria da Penha

Evento ocorreu de forma online, transmitido diretamente da Sede do instituto, localizado na cidade de Fortaleza

 

A imagem mostra os adolescentes do CASA Taubaté sentados em cadeiras escolares brancas em uma das salas de aula, assistindo à palestra a partir do televisor com acesso à internet fixado na parte superior de uma das paredes.
Jovens prestaram atenção à palestra do Instituto Maria da Penha

Todos os jovens que cumprem medida de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Taubaté participaram, nesta quinta-feira (27), de uma palestra online sobre o tema “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e políticas públicas de denúncia”, em parceria com o Instituto Maria da Penha.

A ação foi ministrada pela advogada e coordenadora de projetos do Instituto, Rose Marques, e ocorreu por meio de uma transmissão online, diretamente da sede da organização, localizada na cidade de Fortaleza (Ceará).

A iniciativa teve como objetivo abordar a questão com os adolescentes, conscientizando sobre a importância de se combater esse tipo de violência e ampliando o debate para questões como igualdade e respeito entre gêneros, misoginia e feminicídio.

A articulação foi realizada por meio da coordenadora pedagógica, Thaís Renata de Lima, que destacou a importância do evento para os jovens. “Alguns deles já vivenciaram essas situações (de violência) com familiares ou pessoas próximas, por isso, a palestra mostrou que esse tipo de ato gera consequências graves”, disse. “É um assunto de muito complexo, mas que foi tratado de forma leve e descontraída pela coordenadora do Instituto Maria da Penha, que também sanou muitas dúvidas dos adolescentes.”

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou a relevância da iniciativa para a formação dos adolescentes. “Conscientizar nossos jovens sobre violência doméstica vai além de um debate teórico. É uma oportunidade de reflexão sobre o papel de cada um na construção de relações saudáveis e respeitosas. A educação é um dos caminhos mais eficazes para a prevenção desse tipo de violência e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP