Fundação CASA de Taubaté realiza palestra virtual sobre violência doméstica com o Instituto Maria da Penha
Evento ocorreu de forma online, transmitido diretamente da Sede do instituto, localizado na cidade de Fortaleza

Todos os jovens que cumprem medida de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Taubaté participaram, nesta quinta-feira (27), de uma palestra online sobre o tema “Enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e políticas públicas de denúncia”, em parceria com o Instituto Maria da Penha.
A ação foi ministrada pela advogada e coordenadora de projetos do Instituto, Rose Marques, e ocorreu por meio de uma transmissão online, diretamente da sede da organização, localizada na cidade de Fortaleza (Ceará).
A iniciativa teve como objetivo abordar a questão com os adolescentes, conscientizando sobre a importância de se combater esse tipo de violência e ampliando o debate para questões como igualdade e respeito entre gêneros, misoginia e feminicídio.
A articulação foi realizada por meio da coordenadora pedagógica, Thaís Renata de Lima, que destacou a importância do evento para os jovens. “Alguns deles já vivenciaram essas situações (de violência) com familiares ou pessoas próximas, por isso, a palestra mostrou que esse tipo de ato gera consequências graves”, disse. “É um assunto de muito complexo, mas que foi tratado de forma leve e descontraída pela coordenadora do Instituto Maria da Penha, que também sanou muitas dúvidas dos adolescentes.”
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou a relevância da iniciativa para a formação dos adolescentes. “Conscientizar nossos jovens sobre violência doméstica vai além de um debate teórico. É uma oportunidade de reflexão sobre o papel de cada um na construção de relações saudáveis e respeitosas. A educação é um dos caminhos mais eficazes para a prevenção desse tipo de violência e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.