Fundação CASA de Sorocaba firma parceria para atender jovem que necessitava de óculos
Iniciativa providenciou lentes corretivas para que ele pudesse enxergar e acompanhar as aulas corretamente

O jovem César (nome fictício), de 15 anos, e que cumpre medida de internação na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Sorocaba IV participou, na última sexta-feira (07/03), da entrega dos seus novos óculos de grau, providenciados por meio de uma parceria firmada entre o centro socioeducativo e a Ótica Detecta Vision.
A parceria com a ótica foi articulada pela encarregada técnica, Elaine Straub, com base no que a equipe de referência que acompanha o jovem detectou. “Durante os atendimentos, o César verbalizou a necessidade das lentes corretivas, pois ele enxergava muito pouco do conteúdo das aulas. Fomos então buscar formas de contornar essa situação e foi assim que conseguimos a parceria com ótica”, comentou.
O jovem então passou por atendimento, que verificou que o óculos anterior estava com uma defasagem muito grande no número do grau. “O adolescente necessitava de lentes corretivas para 10 graus de miopia e o anterior, além de não estar de acordo, também estava com a armação quebrada. A família também não tinha condições de comprar novos”, disse Elaine.
O coordenador pedagógico do centro, Bruno Ricardo Ferreira, destacou a emoção do jovem ao receber os óculos novos. “O César ficou sem palavras para agradecer a equipe, pois não conseguia enxergar nada direito e ao colocar os óculos, foi um outro mundo”, destacou.
A encarregada técnica, Elaine Straub, concorda com Bruno e acrescenta: “É muito gratificante poder ajudar o César junto dessa parceria, fazendo com que ele tenha pleno desenvolvimento e despertando suas potencialidades dentro e fora da medida socioeducativa”, disse.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca ainda que a medida socioeducativa também tem como objetivo atender esse tipo de situação. “Detectar, entender e resolver da melhor forma possível as vulnerabilidades são passos essenciais para que os jovens não voltem ao meio infracional”, concluiu.