Fundação CASA de Sertãozinho promove ações culturais e desportivas com adolescentes
Eles assistiram à apresentação de circo-comédia, participaram do Desafio de Atletismo e realizaram uma visita à academia
Os jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Sertãozinho participaram recentemente de atividades desportivas e culturais fora da rotina.
Na última terça-feira (13/08), os socioeducandos receberam uma visita do grupo teatral “Os Caipiras”, que é composto por 15 integrantes, que realizaram a apresentação do espetáculo “O Casamento da Rosinha”.
A peça é uma comédia de circo-teatro que aborda o universo caipira e tem duração de 40 minutos.
Toda a trama gira em torno dos preparativos para casamento da personagem do título, a ingênua e sonhadora Rosinha, que estava destinada a se casar com Antônio.
Porém, no decorrer da história, repleta de acrobacias, intrigas, peripécias e muito humor, Rosinha decide fugir com seu verdadeiro amor, que é Pedro e deixa Antônio no altar.
Como explica a coordenadora pedagógica do CASA, Regiane Rodrigues Milani Pontes,O espetáculo é uma homenagem às tradições populares brasileiras. “Ele mescla alegria e o colorido do circo com os costumes e tradições caipiras da antiguidade. Foi muito bacana e os adolescentes se divertiram muito”.
Atletismo e visita à academia de musculação
Já na área desportiva, os jovens do CASA Sertãozinho foram destaques no 1º Desafio de Atletismo promovido pela Gerência de Esportes da Fundação CASA em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.
O evento foi realizado no Centro de Atletismo “Professor Oswaldo Terra: Arena Olímpica”, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Para se prepararem para a prova, os adolescentes realizaram treinos na pista do Centro Olímpico Maria Zeferina Baldaia em Sertãozinho. Eles foram acompanhados pela profissional de educação física, Sandra Regina.
Inclusive, a própria maratonista que dá nome ao local, Maria Zeferina, esteve presente em alguns dos treinos, o que reforçou ainda mais a dedicação dos jovens.
Com toda essa preparação, o CASA Sertãozinho foi campeão por equipes na categoria masculina, conquistando seis medalhas de prata e um troféu.
Para a profissional de educação física, Sandra Regina, o esporte é vida. “A pratica desportiva é algo que traz habilidades escondidas nos adolescentes, quando temos a oportunidade de soltar essas habilidades é totalmente gratificante”, destacou.
Outra ação realizada foi uma visita externa em uma academia. Ao total, cinco jovens tiveram a oportunidade de realizarem um treino de musculação, acompanhados da equipe socioeducativa e do coordenador de equipes, Rodrigo Soares.
O foco foi orientar os adolescentes sobre a importância de a cultivar hábitos saudáveis e promover uma formação saudável, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e social.
Além disso, realizar a atividade em uma academia fomenta habilidades como o trabalho em equipe e a disciplina.
Para o jovem Felipe (nome fictício), de 16 anos, a visita foi uma experiência incrível. “Ver o espaço da musculação me ajudou a entender a importância de manter o corpo ativo e saudável”, concluiu.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/