Fundação CASA de São José dos Campos promove reflexão sobre justiça e equidade com adolescentes atendidos na semiliberdade

Psicóloga da Instituição utiliza arte e reflexão para promover transformação pessoal e social entre jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

 

A psicóloga Maria Candida, especialista em Arte Terapia e com 20 anos de experiência na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), tem contribuído de forma significativa para a transformação social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Atualmente lotada no CASA Semiliberdade São José dos Campos e também atuando no CASA Lorena, Maria Candida realizou, recentemente, uma atividade inspiradora com os adolescentes, com foco na construção de uma sociedade mais justa e na valorização dos sonhos.

No mês de outubro, a psicóloga participou da Formação Continuada “Por que Socioeducar”, oferecida pela UNICASA, a Universidade Corporativa da Fundação CASA que oferece cursos de capacitação a servidores, onde teve contato com reflexões e ferramentas pedagógicas que reavivaram seu compromisso com a socioeducação. Inspirada pela relevância do tema abordado no encontro, Maria Candida incorporou os aprendizados em sua prática diária com os adolescentes.

No fim do mês de novembro, a psicóloga realizou uma vivência no CASA Lorena, replicando conceitos apresentados durante a formação. A atividade convidou os adolescentes a refletirem sobre quatro pilares: Realidade, Igualdade, Equidade e Justiça. Cada um deles foi incentivado a aplicar esses conceitos em diferentes aspectos de suas vidas, como família, escola, trabalho e na convivência no Centro de Atendimento.

“Meu objetivo foi estimular os adolescentes a perceberem a realidade de forma crítica, a quebrarem barreiras e, principalmente, a acreditarem nos seus sonhos. Queremos que eles se enxerguem como agentes transformadores de suas próprias histórias e da sociedade”, destacou Maria Candida.

Para enriquecer a experiência, a psicóloga contou com o apoio de seu irmão, artesão, que recriou o pôster utilizado na formação em uma belíssima aquarela. A obra, que atualmente está exposta no CASA Semiliberdade São José dos Campos, tem servido como um lembrete visual do compromisso com a justiça e a equidade.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP