Fundação CASA de Bauru capacita mais de 50 jovens em diversas áreas profissionais
Adolescentes do CASA Nelson Mandela participaram de oficinas, palestras e cursos em empreendedorismo, culinária, beleza e música, e receberam certificações
No centro da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Nelson Mandela, em Bauru, os jovens que cumprem medidas socioeducativas são incentivados a participar de uma série de atividades voltadas à preparação para o mercado de trabalho. Só neste ano, mais de 50 jovens foram capacitados e receberam suas certificações, visando a inserção no mercado de trabalho após o cumprimento das medidas.
A mais recente aconteceu na última sexta-feira (05/07), quando os adolescentes frequentaram um workshop sobre a profissão de cabeleireiro, ministrado por meio de uma parceria entre o centro socioeducativo e a Igreja Universal do Reino de Deus. Durante a aula, foram abordados conteúdos como os tipos de cortes de cabelo masculinos e técnicas capilares, visando capacitar os cinco jovens participantes na profissão. No dia anterior, os adolescentes participaram de uma palestra sobre o tema “Empreendedorismo”, também ministrada por um voluntário da Universal.
No final de junho, o CASA Nelson Mandela entregou certificados de conclusão para 24 jovens dos cursos “Empreendendo um Pequeno Negócio” e “Preparo de Lanches e Sucos”, que fazem parte do programa de Educação Profissional Básica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, outros sete adolescentes foram certificados no curso de Informática Básica, realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Bauru.
A cerimônia de entrega dos certificados foi marcada por uma apresentação musical de encerramento de ciclo, realizada pelos 21 alunos das oficinas de Cavaco e Violão do Projeto GURI, que também receberam seus certificados.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA Nelson Mandela, Leiliany Alves dos Santos, a entrega dos certificados e a preparação para o mercado de trabalho são fundamentais no processo socioeducativo. “Para muitos desses adolescentes, concluir um curso representa uma grande vitória. Muitas vezes, esse é o primeiro certificado que eles recebem, e isso os motiva a continuar estudando”, destacou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforça a importância dessa preparação e celebração na vida dos jovens, destacando a relevância das atividades e parcerias para o futuro dos adolescentes. “A capacitação dos nossos jovens para o mercado de trabalho é uma das iniciativas mais valiosas que podemos oferecer. Estas atividades não só os preparam para profissões específicas, mas também fomentam a autoconfiança, a responsabilidade e a determinação. Ao proporcionarmos essas oportunidades, estamos plantando sementes de esperança e transformação em suas vidas, permitindo que enxerguem um futuro cheio de possibilidades e conquistas”, frisa.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/