Fundação CASA de Araçatuba promove atividades sobre saúde e educação sexual para adolescentes
Jovens participam de rodas de conversa sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar

A Fundação CASA Araçatuba realizou atividades educativas voltadas à saúde sexual e à educação sexual para os adolescentes do centro socioeducativo. Durante a ação, os jovens que cumprem medida socioeducativa tiveram acesso a materiais didáticos do projeto Previna e participaram de rodas de conversa conduzidas pelas equipes de enfermagem e do setor psicossocial. As ações aconteceram nos dias 24 e 31 de janeiro.
As discussões abordaram temas como saúde da família e cuidados com a saúde reprodutiva, permitindo que os adolescentes esclarecessem dúvidas e refletissem sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Durante a atividade, os jovens puderam manusear materiais educativos que apresentavam diferentes formas de proteção e planejamento.
O coordenador pedagógico da CASA Araçatuba, Elso Amancio, destacou a importância desse tipo de abordagem: “Ações como essa ampliam o conhecimento dos adolescentes e incentivam o diálogo sobre temas essenciais para sua saúde e futuro. A troca de informações fortalece a conscientização e a responsabilidade individual”.
“Fornecer informação de qualidade aos jovens é um passo fundamental na ressocialização. Essas atividades promovem reflexões importantes e ajudam na construção de um futuro mais consciente e saudável. Promover ações que unem educação, saúde e cidadania reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Projeto Previna
O Projeto Previna é uma iniciativa da Superintendência de Saúde da Fundação CASA que promove ações educativas sobre saúde, sexualidade e prevenção, beneficiando adolescentes e servidores em todas as regionais da Instituição. Em 2024, a iniciativa impactou mais de 1.000 jovens e qualificou mais de 550 servidores por meio de 42 oficinas, fortalecendo a conscientização e os vínculos familiares e sociais.