Fundação CASA da capital recebe missionária dos EUA

Encontro entre adolescentes da Fundação CASA Itaquera e a missionária Lorenda Ford foi intermediado pela Igreja Verbo da Vida, parceira do PAR local

 

Foto mostra uma mulher preta, em pé, gesticulando enquanto conversa com adolescentes que estão sentados em bancadas de concreto, prestando atenção. Eles estão no refeitório do centro socioeducativo, onde se observa uma parede nas cores branca e azul ao fundo.
Lorenda Ford contou sobre momentos de superação em sua vida

A liberdade de crença e o respectivo acesso ao livre exercício de cultos religiosos é um direito e garantia fundamentais a todos os seres humanos, inclusive aos adolescentes que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), em São Paulo. Por meio do Programa de Assistência Religiosa (PAR) nos centros de atendimento de internação, os jovens podem acessar a religião que professa ou deseja compreender, em a partir de trabalhos conjuntos realizados com diferentes crenças.

Numa ação promovida pela Igreja Verbo da Vida na Fundação CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, os adolescentes que lá cumprem medida socioeducativa participaram de um encontro especial com a missionária itinerante estadunidense Lorenda Ford, de fé cristã, formada pelo centro de treinamento bíblico Rhema nos Estados Unidos. Para os jovens, a missionária levou palavras de incentivo, redenção, amor, perdão e auto aceitação na última sexta-feira (11).

A foto mostra o refeitório do centro socioeducativo, tendo ao fundo uma janelas basculante amarela numa parece nas cores branca e azul. No centro da imagem está uma mulher preta, de pé, focada a partir de dois adolescentes sentados de costas para a câmera. A mulher palestra e gesticula.
Missionária levou mensagem de esperança, redenção e perdão

Para adolescentes e servidores, Lorenda contou sobre os momentos de superação que passou em sua vida e de que forma cada lição a fez aprender com o passado, aceita-lo, se perdoar e seguir em frente. Profissionalmente hoje ela atua como gerente em uma cafeteria na cidade de Tulsa, em Oklahoma (EUA), ao mesmo tempo em que viaja o mundo levando mensagem de fé e esperança, já tendo passado por diversos países, em especial no continente africano. Mas ela já viveu nas ruas e sob efeito de drogas.

“Eu vim compartilhar Jesus e o que ele pode fazer por sua vida. Sei como antes era não ter visão e Deus me deu a oportunidade de ministrar para pessoas que estão na escuridão”, afirmou a missionária.

De acordo com o coordenador pedagógico da Fundação CASA Itaquera, Cícero Caetano, o momento religioso contribui para o processo socioeducativo dos adolescentes. “A religião, de alguma forma, colabora na ressocialização dos jovens. Foi uma tarde de louvor e adoração, em que eles tiverem um momento para refletir sobre como pretendem sair da internação, projetando o próprio futuro”, afirmou o coordenador pedagógico.

Foto mostra o refeitório do centro socioeducativo. Em primeiro plano aparecem dois adolescentes sentados, de costas. À frente deles, há duas mulheres pretas curvadas à sua frente, com os cotovelos sobre a mesa. Uma delas, à esquerda, segura a cabeça de um dos jovens, que está baixa, enquanto ora com ele.
Momento religioso contribui no processo socioeducativo dos adolescentes

“A Fundação CASA recebe todas as religiões e filosofias que desejem levar conforto espiritual, fé e esperança aos adolescentes em atendimento, que participam das celebrações e atividades religiosas conforme a escolha da própria consciência”, explicou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Sobre o PAR

O Programa de Assistência Religiosa tem como missão garantir ao adolescente privado de liberdade, que assim o desejar e conforme sua crença, o acesso aos princípios fundamentais da religião que professa ou daquela que pretende conhecer, promovendo e facilitando o desenvolvimento de sua fé. O acesso à assistência religiosa é um direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição Federal.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP