Fundação CASA celebra Páscoa com pedagogia e religiosidade

Centros socioeducativos recebem celebrações alusivas à data cristã das denominações parceiras do PAR

 

A Páscoa cristã, celebrada no próximo domingo (17), é motivo para adolescentes em cumprimento de internação em centros da Fundação CASA no Estado refletirem sobre o significado da data, a partir de diversas atividades pedagógicas com professores da rede pública estadual e em celebrações de diferentes denominações religiosas parceiras do Programa de Assistência Religiosa (PAR) da Instituição.

As visitas familiares no período ganham uma atenção diferenciada e as ações dos parceiros do PAR, com os jovens, procuram levar um sabor e um saber especiais no período.

“A Páscoa simboliza o renascimento de Jesus Cristo, a renovação, e procuramos levar aos adolescentes a mensagem de que é possível eles e elas se renovarem, de ter uma nova chance”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Na capital paulista, por exemplo, o Centro de Atendimento Inicial e Internação Provisória (CAIP) Ruth Pistori tem programado para a próxima quarta-feira (13), às 10h30, uma cerimônia de lava-pés, realizada por membros da Igreja Católica, por meio da Pastoral do Menor.

O Frei Demerval Reis Soares Filho e o Padre Rodrigo Felipe da Silva conduzem a celebração, com a lavagem dos pés das adolescentes, assim como Jesus Cristo fez com seus apóstolos na última ceia, segundo a Bíblia cristã.

O foco é discutir questões como empatia, humildade e solidariedade, previamente abordadas no dia durante a aula da educação escolar, com professores da E.E. Padre Anchieta. No dia seguinte (14), às 13h30, está prevista a realização de um sarau sobre a Páscoa, com apresentações das adolescentes.

Já na sexta-feira (15), feriado da Paixão de Cristo, o CASA Chiquinha Gonzaga, de atendimento feminino, recebe, às 14h, um evento da Igreja Shallom com cânticos, ministrações sobre a morte e a ressurreição e distribuição de chocolates.

A visita familiar do CASA, programada para o domingo, terá um acompanhamento especial da Pastoral do Menor, que promoverá uma atividade reflexiva com as jovens sobre o significado da Páscoa e o impacto sobre suas vidas.

Na segunda, às 10h e às 14h, as adolescentes do CASA Chiquinha encerram as celebrações com um show de talentos, em que mostrarão toda sua produção pedagógica no teatro, música e poesia sobre a celebração cristã.

Compartilhe esta notícia: