Fundação CASA celebra o Mês da Mulher e o atendimento socioeducativo às adolescentes
Atendimento socioeducativo feminino na Instituição promove acolhimento, educação e oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade

O mês de março é marcado pelas comemorações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década de 70. Na Fundação CASA, ele marca também o reconhecimento dos avanços e desafios encontrados no atendimento às adolescentes do sexo feminino em medida socioeducativa.
Além da característica de serem mulheres em formação, essas jovens muitas vezes carregam as marcas de histórias de vulnerabilidade, violência e exclusão social. Por isso, muitas vezes a medida socioeducativa representa para essas adolescentes uma chance real de reconstrução e resgate do protagonismo de suas histórias.
Para possibilitar que essas jovens quebrem o ciclo de vulnerabilidade, a Fundação CASA oferece educação formal, capacitação profissional, a ampliação dos horizontes artístico-culturais, além de contar com atendimentos voltados para a saúde física e mental.
A Fundação CASA dispõe, ainda, de um espaço dedicado ao atendimento de gestantes e puérperas, chamado Programa de Atendimento Materno Infantil (PAMI), que é praticamente único em todo o sistema socioeducativo nacional.
O atendimento socioeducativo ao sexo feminino na Fundação CASA é uma peça-chave na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. Que neste mês da mulher, possamos todos refletir sobre a importância deste trabalho e agradecer a todos os profissionais que atuam nesse processo.
Adolescentes gestantes na Fundação CASA
A Fundação CASA oferece um atendimento especializado, individualizado e exclusivo para adolescentes que estejam gestantes enquanto cumprem a medida socioeducativa.28
Criado em 2007, o Programa de Acolhimento Materno-Infantil (PAMI), tem o intuito de atender às adolescentes gestantes, com mais de 32 semanas de gravidez, jovens puérperas, bem como mães com bebês que deram à luz durante o cumprimento da medida socioeducativa de internação.
O PAMI tem capacidade para abrigar dezesseis adolescentes com seus filhos e elas permanecem com seus bebês até o término da sua medida socioeducativa. O espaço do Programa fica localizado no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital paulista, em um ambiente anexo ao Centro de Internação, totalmente independente e com instalações adequadas para as mães e bebes.
O espaço atende à demanda de todo o circuito socioeducativo feminino do Estado de São Paulo, sendo um dos únicos equipamentos do tipo em todo o país.