Fundação CASA celebra festas julinas em centros socioeducativos de Limeira, Guarujá, Mongaguá e Mogi Mirim
Celebrações enriquecem vivência cultural e fortalecem laços entre adolescentes em medida socioeducativa
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) organizou uma série de festividades julinas no início de julho em quatro de seus centros socioeducativos: Morro Azul, em Limeira; Guarujá; Mongaguá; e Laranjeiras, em Mogi Mirim. As celebrações proporcionaram momentos significativos de entretenimento e cultura para os jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
No dia 4 de julho, o CASA Morro Azul realizou a festividade inspirada na cultura nordestina do cordel. A iniciativa partiu dos professores do ensino formal e envolveu todos os setores do centro na construção do tema. A festa contou com xilogravuras e decorações em preto e branco, representando cactos, fogueiras e construções nordestinas do século XX. Os cartazes decorativos foram produzidos pelos 42 adolescentes em internação durante as oficinas pedagógicas.
“A inspiração no cordel trouxe uma riqueza cultural significativa para os jovens, que puderam se envolver e aprender mais sobre essa importante manifestação cultural brasileira”, afirmou a diretora do CASA Morro Azul, Juliana Reis Furlanetto.
Já na última sexta-feira, 5 de julho, 58 adolescentes do CASA Guarujá participaram de uma animada festa julina. O evento incluiu uma peça teatral, danças e uma quadrilha formada por servidores, professores e jovens. Além de resgatar e valorizar tradições, a festividade proporcionou muita interação e diversão entre os participantes.
“A festa foi um momento de integração entre todos os presentes, fortalecendo os laços e promovendo um ambiente acolhedor e alegre”, comentou a coordenadora pedagógica do CASA Guarujá, Carolina Souza Brito.
Também no dia 5, o CASA Mongaguá realizou sua festa julina, organizada pelos professores do ensino formal e servidores do centro. A celebração contou com a participação dos 37 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, além de seus familiares. Os jovens foram responsáveis pela decoração temática, criando um ambiente festivo e acolhedor com bandeirolas coloridas, fogueiras e balões. As atividades do evento incluíram brincadeiras típicas como corridas de sacos e do ovo na colher, pescaria, boca do palhaço, argola e dança das cadeiras.
No CASA Laranjeiras, a festa ocorreu na mesma data e contou com a presença de professores do ensino formal, servidores do CASA Mogi Mirim e familiares dos jovens. A celebração teve comida típica, chocolate quente e doces. Na ocasião, os 34 adolescentes e educadores participaram da tradicional quadrilha, proporcionando um momento de integração e alegria para todos os presentes.
“A Fundação CASA está comprometida em oferecer experiências educativas e culturais significativas, ajudando os adolescentes a enfrentar desafios emocionais e sociais com mais confiança e compreensão”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.