Fundação CASA apoia o “Setembro Amarelo”: valorização da vida e cuidado com a saúde mental

Você é único e sua história é importante! A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) apoia e reforça a campanha “Setembro Amarelo”, que promove a conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha coincide com o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro.

O “Setembro Amarelo” tem como objetivo romper tabus e fomentar diálogos abertos sobre a prevenção ao suicídio, reduzindo estigmas e incentivando que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. A cada ano, a campanha ganha mais relevância e visibilidade, fortalecendo a importância do acolhimento e da esperança.

Estudos mostram que o estigma em torno da saúde mental pode impedir que pessoas procurem ajuda. A campanha “Setembro Amarelo” visa criar um ambiente mais acolhedor e compreensivo, oferecendo apoio e recursos para aqueles que precisam.

Na Fundação CASA, o bem-estar dos profissionais é uma prioridade. A instituição está comprometida em promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, e apoia as iniciativas do “Setembro Amarelo” para fomentar a conscientização e oferecer suporte emocional a todos.

É fundamental estar atento a sinais que podem indicar que alguém não está bem, como isolamento, mudanças significativas de comportamento, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, descuido com a aparência, queda no desempenho escolar ou profissional, alterações no sono e apetite, além de frases preocupantes como “quero desaparecer”.

Ao notar quaisquer sinais, o CVV mantém uma linha telefônica de suporte, que é gratuita e que funciona 24 horas. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o número 188. Também é possível mandar um e-mail ou falar pelo chat, que podem ser acessados pelo site www.cvv.org.br

Para saber mais sobre a campanha “Setembro Amarelo”, acesse: setembroamarelo.org.br/prevencao .

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP