Iniciativa “Tarde com a Autora” promoverá série de bate-papos com escritora Siljane Morais
Os jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Praia Grande II participaram de uma experiência enriquecedora com o encontro “Tarde com a Autora”, realizado na última quarta-feira (14/08). O evento marcou o início de uma série de encontros literários e contou com a presença da escritora Siljane Morais, que também é encarregada administrativa da Divisão Regional Litoral (DRL). Siljane, que recentemente lançou o livro VIDAS, uma mistura de ficção e histórias reais, proporcionou aos adolescentes uma imersão literária.
O objetivo do “Tarde com a Autora” é fomentar o hábito da leitura e o desenvolvimento criativo dos jovens. Além dos encontros literários, a criação de logotipos para as bibliotecas da DRL foi uma das atividades oferecidas durante as férias escolares em julho, conforme proposta da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA.
Durante o encontro, Siljane Morais compartilhou sua trajetória de 20 anos na Instituição e o processo criativo por trás de seu livro, destacando como ele reflete histórias de superação semelhantes às suas próprias experiências. A interação ajudou os jovens a se conectarem com o universo literário, compreendendo melhor as vivências, desafios e sonhos da autora. Essa troca estimulou a imaginação dos adolescentes e os incentivou a explorar a leitura como uma forma de descobrir novos horizontes.
Na ocasião, Siljane também enfatizou o valor da leitura como fonte de prazer e conhecimento, compartilhando a satisfação de sua mãe com o sucesso do livro. “Foi gratificante mostrar aos jovens que eles podem superar desafios e encontrar satisfação nas escolhas que fizerem, seja na leitura, na escrita ou na profissão que decidirem seguir”, afirmou.
“A promoção de encontros literários é uma ferramenta poderosa para despertar o interesse pela leitura e estimular a imaginação dos nossos adolescentes. Proporcionar esse contato direto com a autora amplia suas perspectivas culturais e incentiva o crescimento pessoal, sendo um passo fundamental para inspirar novos sonhos e fortalecer o vínculo com a literatura”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
O próximo encontro está agendado para o dia 23 de agosto no CASA Santo André II, seguido pelo evento no CASA Peruíbe no dia 30 de agosto. Os centros socioeducativos foram selecionados para participar da iniciativa após vencerem o concurso regional de logotipo da Fundação CASA. O CASA Praia Grande II, inclusive, ficou em 5º lugar no concurso estadual de logotipo da Fundação CASA.
Compartilhe esta notícia: