Egresso palestra para jovens em internação no CASA Vila Leopoldina

Hoje Marcos Maciel Santos trabalha como técnico de Enfermagem e cursa graduação; ele foi reincidente na Fundação CASA

 

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Vila Leopoldina, em São Paulo, assistiram na última quarta-feira (08/05) a uma palestra muito especial: a história de vida e superação do técnico de Enfermagem Marcos Maciel Santos, um jovem de 22 anos que esteve internado na Fundação CASA por duas vezes.

Durante cerca de 60 minutos, Santos explicou as circunstâncias que o levaram a ser apreendido no cometimento de atos infracionais e condenado pelo Poder Judiciário, além de levar mensagem de esperança para os jovens, ao esclarecer que hoje trabalha numa rede hospitalar particular da capital e cursa o 1º ano da graduação em Enfermagem.

O técnico de Enfermagem contou aos adolescentes os caminhos que trilhou e os esforços que empreendeu para não se envolver mais com a criminalidade. Ele contou com apoio da família e de pessoas de seu entorno.

Servidores do centro de atendimento, professores da escola vinculadora, a E.E. Professor José Monteiro Boanova, e o promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Capital, Gustavo Roberto Costa, acompanharam a palestra emocionante do egresso.

“Os jovens ficaram muito atentos e, depois, alguns procuraram suas equipes de referência buscando saber como poderiam fazer cursos para também mudar de vida”, afirmou o diretor do CASA Vila Leopoldina, Marcelo da Costa Lima.

A primeira passagem de Santos pela Fundação CASA começou em 2017, no antigo CASA Cedro – hoje com as atividades suspensas. O Poder Judiciário concedeu sua desinternação em 2018. Porém, poucas semanas depois do retorno ao convívio social, foi novamente apreendido em novo ano infracional.

Na segunda passagem, cumpriu internação no CASA Vila Leopoldina, centro socioeducativo voltado a atender adolescentes reincidentes. Em março de 2020 foi desinternado e, já encaminhado e decidido por uma nova vida, foi estudar e dar um novo rumo ao seu futuro, longe da criminalidade.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP