DRS promove etapa regional da XVIII Copa CASA de Futebol

Cerca de mil adolescentes em internação disputam as fases regional e estadual

Entre os dias 23, 24, 25 e 26, as cidades de Botucatu, Itapetininga e Óleo receberão as partidas da etapa regional da XVIII Copa CASA de Futebol.

O evento, que acontecerá até março, tem a expectativa de mobilizar aproximadamente mil adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 65 centros de todo o Estado.

As partidas regionais serão divididas em três etapas seletivas e uma grande final, que irá eleger a equipe que vai representar a região na fase estadual do campeonato.

A primeira cidade a receber as partidas, na segunda-feira (23/01), será Botucatu e os jogos acontecerão no Estádio Municipal João Roberto Pilan, mais conhecido como Estádio do Inca. Nessa data, jogarão os times dos CASAs Botucatu, Bauru e Nelson Mandela.

Já na terça (24/01), os jogos acontecerão na cidade de Itapetininga, no campo da Associação SABESP. Nessa etapa, jogarão as equipes dos CASAs Esperança (de Itapetininga) e Sorocaba I, II e III.

Por fim, nos dias 25 e 26 (quarta e quinta-feira) as partidas serão sediadas no Estádio Municipal Tonico Lobeiro, em Óleo. Na quinta-feira, jogarão os times dos CASAs Três Rios, Rio Novo (ambos de Iaras) e João Paulo II, de Cerqueira César.

Já dia 26/01 (quinta-feira), as equipes vencedoras de cada uma dessas etapas se enfrentam entre si, para definir o representante da região Sudoeste do Estado.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

A Instituição promove anualmente o evento desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).