DRS e DRO participam de visitação virtual ao Itaú Cultural
Projeto piloto foi articulado pela Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (GACEP) da Fundação CASA
Os jovens que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA pertencentes às Divisões Regionais Sudoeste e Oeste (DRS e DRO) estão participando até o final do mês de outubro de um projeto piloto de visitação virtual e de oficinas ministradas pelos educadores do Itaú Cultural.
A ação foi articulada por meio da Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (GACEP), com o objetivo de integrar centros de regiões que possuem mais dificuldade em acessar o acervo do Itaú Cultural, por conta da distância geográfica.
Outro objetivo é possibilitar uma atividade cultural enriquecedora dentro do contexto da pandemia de COVID-19, que ainda impede aglomerações de pessoas e até mesmo a abertura de alguns espaços.
No cronograma de atividades, estão os tours virtuais “Viagem no tempo: Visões do Brasil”, inspirada na exposição “Coleção Brasiliana Itaú”, e “O que tem na Cidade”, inspirada na exposição “Ocupação Rino Levi (arquiteto)”.
Já as Oficinas de Cartão Animado e Cordel incentivam os jovens a criarem, respectivamente, cartões ilustrados a mão e livretos desse estilo literário.
De acordo com a técnica da GACEP e uma das responsáveis do projeto, Denise Gama Pires Manoel, a experiência muito positiva. “ Essa visita interativa e mediada por Educadores do Itaú Cultural incentiva importantes reflexões e olhares sobre nossas origens, enquanto povo, partindo da visão de cada personagem histórico: o indígena, o colonizador, o europeu e os povos escravizados”, comentou.
As oficinas também permitem que os jovens explorem sua criatividade, como explica Denise. “É uma forma de eles também expressarem seu lado artístico, transformando-se em protagonistas de suas histórias”, concluiu.