DRMNO realiza regional do Torneio de Futsal na capital

120 jovens em internação participam, a partir desta terça (26), da primeira atividade coletiva e presencial geral da Instituição na pandemia de Covid-19

Um grupo de 120 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 15 centros socioeducativos nas cidades de São Paulo e Osasco participam, a partir desta terça-feira (26), às 8h, da etapa regional do X Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA. As partidas acontecem em dois centros socioeducativos da capital paulista.

Desde a decretação da pandemia de Covid-19 em março de 2020, é a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada pela Instituição. Os adolescentes tentam a vaga da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) para a etapa estadual do Torneio. A DRMNO é uma das oito divisões regionais da Instituição, responsável pela supervisão dos centros socioeducativos dos Complexos da Vila Maria e Raposo Tavares.

“A retomada só foi possível devido à vacinação tanto dos servidores quanto dos adolescentes, além de todos os cuidados que mantivemos nesse período, seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio e o comando do Governador João Doria”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“É um passo importantíssimo que damos na continuidade da execução da medida durante a pandemia, pois o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê o direito desses jovens à convivência comunitária, o que precisou ficar restrito durante o período mais difícil da doença”, explica o secretário da Justiça e Cidadania.

O Regional da DRMNO

Cada uma das equipes conta com oito adolescentes. Os 15 centros socioeducativos foram divididos em espécie de dois subgrupos: os CASAs do Complexo Vila Maria e os CASAs do Complexo Raposo Tavares, que reúne ainda os centros localizados nas zonas Sul e Oeste da capital, além daqueles de Osasco.

Os centros participantes são os seguintes: pelo subgrupo Complexo da Vila Maria, CASAs Governador Mário Covas, Ônix, Vila Guilherme, São Paulo, Ouro Preto, Bela Vista, Nova Vida e João do Pulo; pelo subgrupo Complexo Raposo Tavares, CASAs Nova Aroeira, Ipê (ambos do Complexo Raposo Tavares), Jardim São Luiz I e II, Pirituba e Osasco I e II.

Entre os dias 26 e 29 de outubro, sempre às 8h, acontecem os jogos entre os times do subgrupo Complexo da Vila Maria. Os adolescentes disputam na quadra do CASA Bela Vista.

Já entre os outros centros, do subgrupo Complexo Raposo Tavares, os jogos se alternam de terça (26) a sexta (29), sempre às 8h, entre as quadras dos CASAs Vila Leopoldina, na capital, e Osasco II, em Osasco.

Em cada subgrupo, todas as equipes jogam entre si. A final regional acontece no dia 04 de novembro, no CASA Bela Vista, reunindo o melhor time de cada subgrupo.

O Torneio Estadual

A 10ª edição do Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo.

O campeonato se divide em três fases: a regional, em que cada divisão regional da Instituição seleciona seu representante; a classificatória, quando todos os representantes regionais disputam, já em âmbito estadual, as quatro vagas para a final; e as finais, em que as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final do Torneio.

A final do Torneio, que reúne os quatro times mais bem classificados, acontece no dia 30 de novembro, no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo.

A etapa estadual do X Torneio de Futsal é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.