DRMNO realiza regional Copa CASA de Futebol na capital

Jovens em internação disputam vaga para a fase estadual a partir desta segunda (23)

Cerca de 210 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 14 centros da Fundação CASA nas cidades de São Paulo e Osasco participam a partir da próxima semana da etapa regional da XVIII Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol da Instituição que reúne aproximadamente mil jovens em internação em 65 centros socioeducativos no Estado. Todos os jogos acontecem em três campos da capital paulista.

As disputas serão entre times de centros socioeducativos subordinados à Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), uma das oito administrações localizadas da Instituição. As equipes tentam a vaga para a fase estadual do torneio.

Em campo estarão os times dos CASAs Ônix, São Paulo, Governador Mario Covas, Bela Vista, Nova Vida, Ouro Preto e Vila Guilherme (todos do Complexo da Vila Maria, Pirituba, Vila Leopoldina, Ipê e Jardim São Luiz I e II, de São Paulo, e Osasco I e II, de Osasco.

Na segunda-feira (23), às 8h30, no campo do Clube Benfica, no Parque Novo Mundo, jogam as equipes do grupo A, composto pelos CASAs Ônix, Ouro Preto, Governador Mário Covas, Vila Guilherme, São Paulo e Jardim São Luiz I.

No dia seguinte, terça (24), no mesmo horário e local, será a vez dos times do grupo B, dos CASAs Ipê, Osasco I e II, Bela Vista, Jardim São Luiz II e Pirituba.

Em cada dia, as equipes jogam partidas únicas. Os vencedores seguem para as classificatórias de cada grupo.

Todos os ganhadores do grupo A jogam entre si no dia 26 de janeiro, às 8h30, no União dos Operários Futebol Clube, no bairro do Catumbi. Já os vencedores do grupo B, disputam entre si na sexta (27), às 8h30, no mesmo local. Classifica-se para a final regional a equipe com maior pontuação em cada grupo.

Os vencedores dos grupos jogam pelo título regional e a vaga classificatória para o estadual no dia 30 de janeiro, às 9h, no campo do CDC Charles Goodyear, no Belenzinho.

Sobre a Copa CASA

A Copa CASA de Futebol, realizada pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Trata-se do mais tradicional campeonato de futebol masculino que a Instituição promove desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve edição.

As partidas acontecem preferencialmente em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes, pois muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas.

“Proporcionar o acesso ao esporte durante o cumprimento da medida socioeducativa e, ao mesmo tempo, promover a convivência com a comunidade são direitos que esses adolescentes possuem e constam em lei”, explica o superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, ao citar a previsão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Neste ano, a 18ª edição reúne cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide nas fases regional e estadual.

No regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.