DRMNO promove campeonato de futsal em alusão ao Novembro Azul

Torneio envolve servidores de 13 centros socioeducativos como ação para conscientizar sobre o câncer de próstata

Ao menos 130 servidores de 13 centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) participam, a partir desta quarta-feira (24), do I Campeonato de Futsal de Servidores da DRMNO, promovido em alusão ao Novembro Azul, a campanha internacional que sensibiliza homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Os jogos envolvem funcionários de todas as áreas, lotados nos CASAs Ônix, São Paulo, Vila Guilherme, Governador Mário Covas, Bela Vista, Paulista, Nova Vida, Ouro Preto e João do Pulo, pelo Complexo da Vila Maria; Nova Aroeira, do Complexo Raposo Tavares; Pirituba; e Vila Leopoldina, todos localizados na capital; e Osasco II, em Osasco.

“Ações como essa promovem tanto a conscientização do homem sobre o cuidado com a própria saúde quanto a integração entre os servidores”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Cada equipe, representante de um centro socioeducativo, tem até dez servidores, que podem se revezar nos jogos. Os servidores da Equipe de Suporte poderão atuar por um time, mas permanecerá em todo o campeonato nele.

Os times foram divididos em três blocos, em que todos jogam entre si, seguindo para o quadrangular final os três primeiros colocados em cada chave mais o segundo colocado com maior pontuação.

As partidas dos grupos acontecem até o dia 06 de dezembro, nas quadras dos CASAs Bela Vista, João do Pulo e Vila Leopoldina. As semifinais estão programadas para acontecer no dia 08 de dezembro, no CASA Vila Leopoldina.

A equipe campeã será conhecida no dia 09 de dezembro, quando ocorre a final.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, a cada 38 minutos um homem morre vítima da doença. Trata-se do tipo de câncer mais comum entre os homens, após o de pele não melanoma, sendo a causa de morte em 28,6% da população masculina que desenvolve algum tipo de câncer maligno.