DRMC realiza Mostra Virtual de Arte e Cultura

Com a pandemia de Covid-19, Divisão Regional Metropolitana Campinas inova para exibição da produção cultural dos jovens

A Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC) promove nesta sexta-feira (09) a 1ª Mostra Virtual de Arte e Cultura, às 14h, com as apresentações, em frente às câmeras, de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação em dez centros da região.

Com a pandemia da Covid-19, as oficinas de arte e cultura passaram a ser virtuais e, com isso, exibir a produção artística dos jovens passou a ser um desafio transposto para o mundo da internet. A transmissão virtual será para os próprios centros socioeducativos e as organizações parceiras na execução das oficinas.

O objetivo da Mostra é proporcionar um momento de protagonismo dos adolescentes, para que troquem experiências, mesmo que virtualmente, de forma que possam expor os trabalhos e os sentimentos vivenciados com o novo formato.

Durante cerca de duas horas, os adolescentes apresentarão produção de artes plásticas, música ao violão, composição de literatura marginal, dentre outros.

Participam jovens dos CASAs Campinas, Maestro Carlos Gomes e Jequitibá, de Campinas; Novo Tempo e Tapajós, do Complexo Franco da Rocha; Escola Rio Claro, de rio Claro; Laranjeiras, de Mogi Mirim; Rio Piracicaba, de Piracicaba; e Limeira e Morro Azul, de Limeira.

“Tivemos a ideia e os parceiros toparam”, explica a supervisora da DRMC Tatiana de Souza Carvalho, que é referência de arte e cultura na Divisão de Campinas. A iniciativa ainda contou com o apoio da Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep).

Entre os parceiros executivos das oficinas estão o Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap), o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e o Projeto Guri, da Sustenidos Organização Social de Cultura.