DRMC promove Revoada de Pipas

Projeto movimentou a agenda de férias dos centros

A Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC) promoveu durante o mês de janeiro a I Revoada de Pipas. A ação, movimentou nove centros de atendimento durante o período de férias escolar.

Participaram do evento os CASAs Campinas, Andorinhas, Rio Piracicaba, Escola Rio Claro, Limeira, Tapajós, Mogi Mirim, Laranjeiras e Morro Azul.

Por meio de vídeos e de rodas de conversa, os adolescentes puderam conhecer a história das pipas e adquirir informações importantes como soltar as pipas de forma segura, os cuidados com a rede elétrica, assim como a proibição do uso do cerol nas linhas.

Os adolescentes também aprenderam a confeccionar as pipas. “O intuito foi fazer o compartilhamento do conhecimento e ajuda mútua, aquele que sabe como confeccionar uma pipa ensine o outro, criando uma cultura de parceria, de transferência de conhecimento”, disse a supervisora da DRMC, Luciane Mitica.

Os conteúdos foram aplicados pelos profissionais de educação física e contou com a colaboração dos agentes de apoio socioeducativo e da equipe multiprofissional dos centros de atendimento que sugeriram ideias e trocaram informações com os jovens.

Ao final do processo, os jovens puderam colocar as pipas no ar e apreciar o resultado dos trabalhos que foram produzidos com muita criatividade.

No CASA Morro Azul, as pipas produzidas foram doadas em uma comunidade da cidade de Limeira.

De acordo com Luciane, o objetivo foi valorizar as tradições culturais. “O desenvolvimento do Projeto Revoada de Pipas propiciou aos adolescentes a construção de novos conhecimentos e de novos conceitos sobre a tradicional brincadeira”, comentou.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP