DRL realiza regional do Torneio de Xadrez Online

Etapa da Divisão Regional Litoral reúne 38 adolescentes de oito centros socioeducativos; partidas acontecem nesta sexta (22), às 14h30

Trinta e oito adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou em internação provisória, de oito centros socioeducativos do ABC Paulista e do Litoral, disputam na próxima sexta-feira (22), às 14h30, as vagas para o II Torneio Estadual de Xadrez Online, realizado pela Fundação CASA.

Os jovens tentam classificação para as 30 vagas destinadas à Divisão Regional Litoral (DRL), uma das oito divisões regionais da Fundação CASA e responsável pela supervisão dos centros socioeducativos. Todas as partidas são online, por meio da plataforma lichess.org e seguem o sistema suíço.

No ABCD Paulista, jogam 24 adolescentes de cinco centros socioeducativos – CASAs Diadema; São Bernardo I e II, de São Bernardo do Campo; e Santo André I e II, de Santo André. Do Litoral, são 14 adolescentes dos CASAs Peruíbe; Praia Grande I, de Praia Grande; e Vila de São Vicente, de São Vicente.

Pelo segundo ano, por causa da pandemia da Covid-19, a Instituição realiza a versão virtual do seu tradicional Torneio de Xadrez, que já teve 15 edições.

De acordo com o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, a iniciativa dá continuidade à agenda pedagógica anual que já era promovida pela Instituição. “Com as devidas adaptações, não perdemos o foco na execução completa da medida socioeducativa”, afirma o secretário da Justiça.

Tanto no regional quanto no estadual do Torneio Xadrez Online, os competidores utilizam o sistema suíço, que prevê uma quantidade de partidas pré-estabelecida conforme com o número de participantes. Cada partida tem, no máximo, 20 minutos de duração, sendo 10 minutos para as jogadas de cada competidor.

A competição

O II Torneio Estadual de Xadrez Online da Fundação CASA acontece no dia 05 de novembro, a partir das 14h. Na ocasião, 240 adolescentes, representando as oito divisões regionais da Instituição, jogam pelo título estadual, por meio da plataforma lichess.org e com o uso do sistema suíço.

Os jogadores seguem as regras e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). Segundo o regramento da Federação, cada vitória soma um ponto; o empate, meio ponto (0,5); e a derrota é igual a zero.

A cada partida e rodada, a própria plataforma calcula a pontuação, elencando os competidores na sua respectiva classificação. No final do Torneio, quem tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora.

Para o estadual, os 20 primeiros colocados receberão medalhas e o centro socioeducativo campeão levará o troféu. A etapa estadual do Torneio é organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação CASA.