Junho Vermelho: Fundação CASA reforça a importância da doação de sangue
Confira como doar e os impactos sociais deste ato; única doação pode salvar até quatro vidas
No mês dedicado à conscientização da doação de sangue, a Fundação CASA, por meio da Gerência de Medicina e Saúde ao Trabalhador (GMST), destaca a importância desse ato de solidariedade. De acordo com dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 1,4% da população brasileira é doadora de sangue, reforçando a necessidade de ampliar esse número diante da alta demanda.
Com o objetivo de aumentar o número de doações no estado, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, lançou neste mês a campanha “Para Sempre, Doador. De Geração em Geração”, desenvolvida pela Fundação Pró-Sangue e pelo grupo Hemocentros Unidos. A iniciativa visa incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras e garantir estoques regulares, assegurando o tratamento adequado a todos que necessitam. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
De acordo com a Pró-Sangue, os estoques dos tipos sanguíneos O+, O- e B- estão em níveis críticos, além do tipo A+, que está em estado de alerta. Quando os níveis de um tipo sanguíneo atingem o ponto crítico, significa que o volume disponível pode suprir a demanda por até dois dias, dependendo da quantidade requisitada.
Nos últimos três anos, os servidores da Fundação CASA têm demonstrado um comprometimento notável com a causa. Em 2022, 469 doações foram registradas, seguidas por 425 em 2023. Em 2024, até o momento, já foram contabilizadas 209 doações, refletindo um esforço contínuo e solidário para apoiar as pessoas que dependem desses recursos vitais.
A técnica de enfermagem da Fundação CASA e doadora há mais de 30 anos, Eliete Nunes de Morais, reforça que a solidariedade vai além de um ato isolado de doação. “É um compromisso contínuo com o próximo, um gesto de amor que se renova a cada doação. Ao compreendermos a importância de contribuir regularmente, especialmente durante períodos críticos como feriados e férias, asseguramos que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos para atender às demandas”, enfatizou.
Apesar da simplicidade do procedimento, os impactos são profundos e vitais. Nos hospitais, diariamente, pacientes dependem de transfusões para tratamentos diversos, incluindo cirurgias, combate ao câncer, recuperação de acidentes e enfrentamento de doenças crônicas, entre outras emergências médicas.
“Além de proporcionar um impacto direto na vida dos pacientes, a doação de sangue oferece benefícios aos doadores, como exames que podem identificar precocemente problemas de saúde. O ato também estimula a produção de novas células sanguíneas e promove bem-estar emocional, refletindo positivamente na saúde de forma geral”, explica a enfermeira do trabalho da Fundação CASA, Elisangela Nunes de Oliveira. “O gesto de solidariedade pode fazer toda a diferença, pois a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa”, completou.
“Minha primeira experiência ao doar sangue há mais de vinte anos foi motivada pela certeza de que cada doação pode salvar no mínimo quatro vidas. Durante o processo, percebi que é uma experiência tranquila e simples, sem desconfortos após a doação”, relatou o encarregado administrativo da Seção de Medicina e Assistência Psicossocial da Fundação CASA, Edson Francisco Profeta. “Ao compartilhar essa prática, posso inspirar mais pessoas a participarem desse ato de amor e solidariedade”, finalizou.
Quem pode doar?
– Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições de saúde, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses, enquanto mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalo mínimo de três meses.
Consulte impedimentos temporários e definitivos para doação no site https://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html.
Como ser um doador?
Para realizar a doação, basta agendar online no site da Pró-Sangue, no link https://prosangue.hubglobe.com e levar um documento de identidade original com foto recente e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional, carteira de habilitação).
Doe sangue, doe vida.