Do Museu Catavento ao MIS Experience: Jovens da Fundação CASA de Campinas exploram experiências culturais e educacionais

Atividades ampliam conhecimento, criatividade e inclusão social para adolescentes em medida socioeducativa  

Dois jovens caracterizados como entrevistador e candidato simulam uma entrevista de emprego em ambiente decorado.
Jovens do CASA Maestro Carlos Gomes participam de esquete teatral simulando entrevista de emprego (Divulgação/FCASA)

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA Maestro Carlos Gomes, em Campinas, participaram recentemente de três atividades enriquecedoras, unindo cultura, ciência e preparação para o futuro. As experiências incluíram uma visita ao Museu Catavento, uma esquete teatral sobre o mercado de trabalho e um passeio imersivo na exposição “Bob Esponja – A Exposição”, no MIS Experience. As iniciativas incentivam o aprendizado, estimulam a criatividade e ampliam horizontes para a inclusão social.

Teatro e preparação para o mercado de trabalho

No dia 28 de janeiro, o centro socioeducativo promoveu uma esquete teatral simulando uma entrevista de emprego, preparando os jovens para os desafios profissionais. A atividade integrou a gincana de férias organizada pela Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC) da Fundação CASA e envolveu a criação da fictícia empresa Pura Água – Comércio e Manutenção de Bebedouros. Orientados pelas pedagogas Cristina Macedo e Sandra Espinazo, os participantes encenaram diferentes etapas de um processo seletivo, refletindo sobre comportamentos e atitudes essenciais para a vida profissional.

Ciência interativa no Museu Catavento

Adolescentes do CASA Maestro Carlos Gomes exploram conceitos científicos no Museu Catavento (Divulgação/FCASA)

Em 29 de janeiro, cinco participantes visitaram o Museu Catavento, em São Paulo, um dos mais renomados espaços de ciência do Brasil. Com uma abordagem interativa e inovadora, o museu proporcionou uma vivência prática de diversos conceitos científicos, despertando a curiosidade e o pensamento crítico dos jovens. Durante o passeio, eles interagiram com experimentos e exposições, explorando a ciência de maneira lúdica e envolvente. 

Para o diretor do CASA Maestro Carlos Gomes, Ronaldo de Oliveira Silva, “essas atividades reafirmam o compromisso com experiências educativas que ampliam perspectivas, fortalecem competências e incentivam o protagonismo juvenil. São ações essenciais para o desenvolvimento integral, oferecendo ferramentas para um futuro mais inclusivo e promissor”.

Experiência imersiva no universo de Bob Esponja

Dois adolescentes brincam em um painel interativo onde precisam tocar águas-vivas projetadas na tela. O cenário simula o fundo do mar do desenho Bob Esponja.
Jovens do CASA Maestro Carlos Gomes interagem com atividades imersivas na exposição Bob Esponja, no MIS Experience (Divulgação/FCASA)

Já no dia 6 de fevereiro, outro grupo visitou a “Bob Esponja – A Exposição”, no MIS Experience, na capital paulista. A mostra oferece um mergulho interativo no universo do icônico personagem de desenho animado, permitindo explorar cenários famosos, como o Siri Cascudo e a autoescola da Sra. Puff, além de atividades tecnológicas com realidade aumentada. Os visitantes também tiveram acesso a storyboards originais e materiais históricos da animação, ampliando seu conhecimento sobre o processo de criação do personagem.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a relevância dessas vivências: “É fundamental que os jovens tenham acesso à cultura e ao entretenimento como formas de ampliar horizontes e estimular a criatividade. Experiências como a visita ao MIS Experience, por exemplo, promovem maior engajamento com o mundo ao redor e fortalecem a capacidade de expressão artística. Esse tipo de ação reafirma a importância da socioeducação no processo de transformação social e pessoal”.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP