Divisão Regional Norte promove 2ª Semana de Promoção à Saúde Mental para servidores

Ação faz parte do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, com foco na saúde mental

 

A Divisão Regional Norte (DRN) da Fundação CASA realizará em sua sede, a partir desta terça-feira (10), a 2ª Semana de Promoção à Saúde Mental para os servidores dos centros socioeducativos sob sua jurisdição. A iniciativa faz parte do Setembro Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e à promoção do bem-estar mental.

A Semana de Promoção à Saúde Mental tem como objetivo oferecer apoio psicológico e emocional aos servidores, com palestras e atividades que abordam diferentes aspectos da saúde mental, desde o manejo de crises até práticas integrativas de bem-estar. Com uma programação diversificada, a ação busca fortalecer a rede de apoio entre os funcionários e promover a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho.

O diretor da DRN, Robson Leite Gonçalves, destacou a importância desse tipo de ação. “Sabemos que o ambiente de trabalho pode ser desafiador, principalmente em áreas de grande responsabilidade como a nossa. Promover o cuidado com a saúde mental dos servidores é essencial para que eles possam desempenhar suas funções de maneira equilibrada e saudável. A Semana de Promoção à Saúde Mental é um momento de conscientização, troca de experiências e apoio mútuo, fortalecendo nossa equipe”, afirmou.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, também comentou sobre a relevância do Setembro Amarelo e da ação. “É fundamental que temas como saúde mental sejam tratados com seriedade e sensibilidade. A Fundação CASA está comprometida não apenas com o bem-estar dos adolescentes que atendemos, mas também com o dos nossos servidores. O Setembro Amarelo é um convite para que todos reflitam sobre a importância de se cuidar e de cuidar dos outros, e ações como essa demonstram nosso empenho em oferecer suporte integral à nossa equipe”, ressaltou Carletto.

Programação

10/09, das 9h às 11h

João Maurício Gimenes Pedroso

Tema: Saúde mental e uso de substâncias psicoativas na perspectiva da redução de danos

 

11/09, das 14h às 16h

Equipe Gaya Espaço Luz

Tema: As três dimensões do ser humano – físico, mental e energético

Palestra com dinâmicas e aplicação das técnicas / rodas de cura

 

12/09, das 9h às 11h

Vitória Alexandrina Volpe

Tema: Plano de gestão de crises

 

14/09, das 14h às 16h

Roberta Rodrigues de Almeida e Carolina Martins Pereira Alves

Tema: O que você sente? Ligando fatos e afetos (roda de conversa)

Ações nos centros

O CASA Cândido Portinari realizou, na última sexta-feira (6), uma atividade especial com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em referência ao Setembro Amarelo. A ação teve como objetivo promover o amor próprio e a reflexão sobre a importância da vida.

Os jovens elaboraram um cartaz sobre a temática e trabalharam formas de apoio, ajuda e identificação de vulnerabilidade. No fim da atividade, foi colocada uma mesa com uma caixa de papelão sobre ela. No fundo da caixa, havia um espelho, e os jovens foram incentivados a olhar dentro e observar a imagem refletida – a deles próprios. Ao serem convidados a refletir sobre o que viam, o intuito era que cada adolescente se questionasse sobre o valor que dá a si mesmo e à própria vida. O encerramento da ação se deu com a entrega de uma mensagem com um bombom para cada adolescente e servidor.

A proposta buscou fortalecer a autoestima e promover um momento de introspecção, destacando a importância de cuidar da saúde mental e reconhecer o próprio valor. A atividade foi uma forma simbólica de sensibilizar os adolescentes sobre o amor próprio, convidando-os a perceber que são protagonistas de suas próprias histórias.

No CASA Araraquara, as professoras da Escola Vinculadora já iniciaram um projeto especial para abordar o tema ao longo de todo o mês. Uma das primeiras atividades foi a criação da “Árvore das Emoções”, onde os adolescentes, utilizando emojis, irão registrar diariamente como estão se sentindo. Além dessa dinâmica, o centro promoverá uma palestra com uma psicóloga e outras atividades ao longo do mês, com foco na saúde emocional dos jovens.

No final de setembro, o CASA Sertãozinho dedicará um dia para promover ações voltadas ao tema, com apresentações de teatro e música, e elaboração de cartazes, desenvolvidos pelos docentes e equipe pedagógica junto aos adolescentes.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP