Divisão Regional da Capital promove 2º Encontro Pedagógico com escolas vinculadoras

Evento debateu alfabetização, leitura, letramento e compartilhou conhecimentos

A Divisão Regional da Capital (DRCAP), responsável por 30 centros socioeducativos da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), realizou, nesta quarta-feira (21/08), o 2º Encontro Pedagógico DRCAP, reunindo diretores, professores das escolas vinculadoras e demais responsáveis pelo ensino formal nos centros subordinados.

O evento, realizado presencialmente no auditório da sede da Fundação CASA, no bairro da Luz, em São Paulo, teve como público-alvo coordenadores pedagógicos e representantes da área pedagógica dos centros da DRCAP. A iniciativa buscou promover um espaço de diálogo e troca de boas práticas sobre a alfabetização, leitura e letramento dos adolescentes em medida socioeducativa.

A programação incluiu uma palestra sobre “Letramento Literário e Fluência Leitora”, ministrada pelas professoras Luciane Cavaretto e Eliana Frazão, da Diretoria de Ensino de Osasco. Além disso, o encontro apresentou os chefes de seção técnica da DRCAP, Olga Karina da Silva, psicóloga, e Walter da Silva Gomes, pedagogo.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou a importância do encontro para a qualificação do ensino nos centros socioeducativos: “A educação é uma ferramenta essencial para a transformação e reintegração social dos nossos jovens. O compartilhamento de conhecimentos e experiências em eventos como este é fundamental para garantir que a alfabetização e o letramento sejam efetivos, contribuindo para o desenvolvimento integral dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.”

Escolas vinculadoras

A Fundação CASA promove estudos para os adolescentes em internação para cumprimento de medidas socioeducativas. Os jovens são matriculados em escolas estaduais denominadas “vinculadoras”, indicadas pela Secretaria de Estado da Educação conforme a localização dos centros socioeducativos. Durante o cumprimento da medida, os jovens estudam o conteúdo programático da rede pública estadual, em aulas ministradas por professores das escolas vinculadoras nos próprios centros, com o acompanhamento de profissionais da área pedagógica e agentes de segurança.

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