Discussão sobre avanços e desafios fecha a I Semana de Práticas Restaurativas

Juiz federal, coordenador-substituto do Cejure, explica nesta sexta (30), às 14h, como a justiça restaurativa contribui para novas relações sociais

 

No quinto e último encontro da I Semana de Práticas Restaurativas da Fundação CASA, o juiz Fernão Pompeo de Camargo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), traça, nesta sexta-feira (30), às 14h, o panorama dos avanços e desafios das práticas restaurativas.

Coordenador substituto do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de São Paulo (Cejure), o juiz traz reflexões sobre a justiça restaurativa e suas contribuições para a construção de novos paradigmas nas relações sociais. A palestra on-line tem transmissão pela plataforma Microsoft Teams, cujo link já está disponível na Intranet Fundação CASA.

Durante cinco dias, desde a última segunda-feira (26), os servidores conferiram diariamente palestras virtuais com especialistas em justiça e práticas restaurativas. O objetivo foi mostrar como a prática restaurativa, como meio de solução de conflitos, pode ser utilizada na socioeducação.

A organização da Semana ficou a cargo da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), da Superintendência de Saúde e da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS).

Discussões ocorridas

Na abertura da I Semana de Práticas Restaurativas, a pedagoga Vivi Tuppy, pós-graduada em Psicologia Educacional, traçou o panorama conceitual do tema. Assista à íntegra da palestra no CASAPlay, na Intranet Fundação CASA.

Com experiência como coordenadora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz na cidade de Araçatuba, a pedagoga discutiu formas de uso das práticas no contexto socioeducativo, como uma ferramenta que utiliza a o diálogo e a comunicação não-violenta.

Nesta terça-feira (27), a psicóloga Marisa Hatsue Shimizu, da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo, discutiu a humanização na saúde e as formas de valorização das dimensões subjetiva e coletiva no atendimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi a segunda palestra virtual da I Semana de Práticas Restaurativas da Fundação CASA. Marisa Hatsue Shimizu é especialista em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Assista à íntegra da palestra no CASAPlay, na Intranet Fundação CASA.

Nesta quarta (28), a pedagoga Flávia Martins, assessora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campinas palestrou sobre como a prática restaurativa pode ser um meio de educação para a consciência responsável e, nesse contexto, a escola se torna um espaço de reparação de danos.

Flávia é mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida. Assista à íntegra da palestra no CASAPlay, na Intranet Fundação CASA.

A quarta palestra da I Semana de Práticas Restaurativas trouxe a diretora do CASA de Semiliberdade de São José do Rio Preto, Claudia Regina Mendonça, que discutiu a construção dos círculos de paz no contexto do atendimento socioeducativo.

Há cerca de 11 anos, Claudia estuda as práticas restaurativas, sendo que sua imersão nessa área começou com os Educadores da Paz e Gestores da Paz em Araçatuba. Assista à íntegra da palestra no CASAPlay, na Intranet Fundação CASA

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP