Diálogo com Maxwell Alexandre aprofunda reflexões de jovens da Fundação CASA sobre identidade e realidades sociais

Encontro virtual com artista carioca debate temas retratados em sua exposição “Novo Poder: Passabilidade” no Sesc Paulista
 
Jovens da Fundação CASA Guarujá durante visita à exposição do artista Maxwell Alexandre ao Sesc Paulista (FCASA/Divulgação)

Mais de 50 jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) participaram, no fim de agosto, de um encontro virtual com o renomado artista Maxwell Alexandre. A atividade permitiu que os adolescentes, que já haviam visitado sua exposição “Novo Poder: Passabilidade” no Sesc Paulista, dialogassem diretamente com o artista, refletindo sobre identidade, poder e as realidades sociais retratadas em suas obras.
 
O encontro foi organizado pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA em parceria com o Sesc Paulista, como parte de uma iniciativa para expandir o acesso dos jovens à cultura e ao conhecimento, enriquecendo suas perspectivas sociais e culturais.
 
Durante o diálogo, os adolescentes questionaram Maxwell Alexandre sobre sua motivação para se dedicar à arte e ao conceito de “passabilidade” presente na exposição. O artista compartilhou sua trajetória, desde a infância na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, até se tornar reconhecido internacionalmente. Ele explicou como o termo aborda questões de raça e aparência na sociedade.
 
Os jovens também perguntaram sobre as inspirações por trás das obras, como a escolha de pintar figuras negras usando marcas de luxo, e sobre seu processo criativo. Maxwell revelou que mistura fotos de rua, imagens de redes sociais e criações próprias.
 
Para o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo, “Esse encontro é mais que um fechamento de um processo educativo, é um estímulo profundo. Ver nas obras de Maxwell Alexandre pessoas comuns sendo retratadas e reconhecidas traz uma quebra de paradigmas e muito simbolismo. Mais ainda, é um jovem negro que atingiu grande relevância no cenário artístico, e isso tocou profundamente nossos adolescentes”.
Adolescentes da Fundação CASA de Mogi Mirim apreciam arte contemporânea no Sesc Paulista (FCASA/Divulgação)
 
“Essas ações são fundamentais para fomentar o crescimento pessoal e social dos adolescentes. Envolver-se com a arte contemporânea lhes oferece um espaço para expressar suas próprias vivências e compreender a diversidade de perspectivas que compõem nossa sociedade. Seguimos comprometidos em proporcionar experiências transformadoras que contribuam para a reintegração social e o desenvolvimento integral dos jovens”, ressaltou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
 
A exposição “Novo Poder: Passabilidade” continua em cartaz no Sesc Paulista até 29 de setembro. Com 56 obras, Maxwell Alexandre utiliza suas pinturas para desafiar estereótipos e explorar temas como identidade e poder, oferecendo uma reflexão provocativa sobre as realidades contemporâneas do Brasil.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP