Desenhos de jovens da Fundação CASA serão exibidos na “Caminhada pela Paz & Amizade Global” neste sábado (21) na capital
Ação integra o World Children Festival, que este ano tem como tema “Crianças e Adolescentes do Mundo Pintando a Bandeira da Paz”
No sábado (21/09), no Dia Internacional da Paz, os desenhos de 80 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) serão apresentados na “Caminhada das Crianças pela Paz & Amizade Global”.
O evento, que acontecerá no Parque do Ibirapuera, das 9h às 11h, faz parte do World Children Festival, cujo tema em 2024 é “Crianças e Adolescentes do Mundo Pintando a Bandeira da Paz”.
A participação da Fundação CASA ocorrerá a convite da Associação Palas Athena, parceira da Instituição. Durante os últimos meses, jovens de oito centros socioeducativos de todos os cantos do Estado se dedicaram à criação artística, pintando pedaços de tecido nos quais expressaram suas vivências e reflexões sobre a temática do festival. No total, compuseram 150 desenhos.
“A arte tem o poder de transformação. Esses jovens, ao participar dessa iniciativa global, tiveram a oportunidade de refletir e externalizar suas experiências e suas visões de paz. Isso representa um passo importante no âmbito pessoal e no processo socioeducativo”, ressalta o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo.
Esses pedaços pintados por adolescentes atendidos na capital e nas cidades de Atibaia, Jundiaí, Peruíbe, Lins, Iaras e Irapuru se juntarão à Bandeira da Paz, que será exibida na caminhada ao redor do Parque do Ibirapuera.
A Bandeira reunirá desenhos pintados por crianças e adolescentes de outras cidades e estados do Brasil, refletindo a diversidade de culturas e histórias, como aquelas que são migrantes, refugiadas, com deficiência ou mesmo em vivência de guerra. Após a caminhada, as bandeiras serão combinadas com as de mais 11 países, criando a grande Bandeira Mundial da Paz & Amizade Global, que será levada à Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Cecilia Borelli, do grupo de coordenação do festival, expressou a essência do projeto em um poema especial:
“Tenho em minhas mãos pedaços de tecidos pintados pela paz por crianças de muitos lugares e diferenças.
Sinto que carrego e me faço guardiã de um tesouro, pequenos e poderosos unguentos que podem curar as feridas e doar luz à Terra.
Esse planeta sagrado pertence a elas.
Peço com fé que seja salvo e que os desejos desenhados pelos pequenos o envolva com as bênçãos e graças da Paz.
Que o sol seja brando e renove os corações e que as chuvas sejam abundantes o suficiente para encher todas as cisternas, dar movimento aos rios, alimento e frescor à terra.
E que as crianças possam brincar e crescer felizes sendo música e esperança no mundo.”
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância da arte no desenvolvimento dos jovens. “Quando esses adolescentes são incentivados a expressar suas percepções de paz por meio da arte, eles não estão apenas criando algo visual, mas também transformando suas próprias histórias e perspectivas. Participar de um evento com impacto global como este mostra a eles que sua voz, mesmo que seja uma pincelada, tem o poder de ecoar no mundo.”
Para mais informações sobre o projeto, visite: www.worldchildrenfestival.org.
Trajeto da caminhada
9h às 10h: Encontro em frente ao Planetário.
10h às 10h30: Caminhada da Bandeira do Planetário à Bienal, levada pelas crianças e adolescentes presentes.
10h30 às 11h: Atividades em frente à Bienal.