Desenho de jovem da Fundação CASA de Ribeirão Preto é escolhido para logo do FOEJI-SP

Projeto pedagógico envolveu diversos centros de atendimento; mais de 40 desenhos foram recebidos para análise

Novo logo com desenho criado por jovem da Fundação CASA (Divulgação)

Um jovem atendido pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto teve seu desenho selecionado como o novo logotipo do Fórum Estadual das Juízas e dos Juízes da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo (FOEJI-SP). A escolha faz parte de um projeto pedagógico que envolveu adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com o objetivo de promover a ressocialização e valorizar talentos criativos.

A análise dos 46 desenhos submetidos foi realizada pela Assessoria de Comunicação Social (ACS), pela Diretoria de Gestão e Articulação Regional (DGAR) e pela Assessoria Especial de Políticas Públicas (AEPS) da Fundação CASA. O processo de avaliação focou na viabilidade de adaptar as ilustrações em um logotipo profissional, levando em conta modernidade, sobriedade e a capacidade de aplicação em diferentes materiais, como painéis e brindes. Ao final, 10 propostas foram pré-selecionadas por atenderem melhor aos critérios técnicos.

A arte escolhida para o Fórum reflete valores essenciais como esperança, transformação e reintegração social, profundamente conectados tanto ao trabalho do FOEJI-SP quanto à atuação da Fundação CASA. A equipe de Comunicação Social da Fundação trabalhou na vetorização e na adaptação técnica do desenho vencedor, preservando o conceito original criado pelo jovem atendido.

Com o apoio dos juízes envolvidos no processo de seleção, ficou decidido que a força e o potencial da obra selecionada eram tão marcantes que todos os elementos do desenho foram mantidos no logotipo oficial. O sol nascente, representando um novo começo; o salto, simbolizando a superação de obstáculos; os pássaros, refletindo o desejo de liberdade; e o título da obra, “O Sonhador”, foram incorporados na identidade visual.

“A escolha de um desenho feito por um adolescente da Fundação CASA para representar o FOEJI-SP vai muito além de um simples logotipo. Ela demonstra o poder transformador das oportunidades oferecidas a esses jovens, que, quando incentivados, podem ressignificar suas trajetórias e contribuir de maneira positiva para a sociedade. Esta iniciativa reforça nosso compromisso em proporcionar não apenas ressocialização, mas também o reconhecimento das capacidades e talentos de cada um”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Participaram do processo de definição do novo logotipo o juiz corregedor do DEIJ, Airtom Marquezini Júnior; o juiz presidente do FOEJI-SP, Heitor Moreira de Oliveira; e os juízes Iberê de Castro Dias e Evandro Pelarin, bem como as juízas Monica Gonzaga Arnoni, Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva e Anna Sylvia Rodrigues e Silva, membros da Diretoria do FOEJI-SP.

“A ideia do Fórum é que crianças e adolescentes sejam efetivamente personagens centrais dos debates e estejam representados em todos os momentos, seja expressando-se verbalmente nas mesas e debates, seja expressando-se pelas artes, como no caso do desenho escolhido para ser o logotipo do Fórum”, disse o juiz Iberê de Castro Dias.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP