Desenho de jovem da Fundação CASA de Ribeirão Preto é escolhido para logo do FOEJI-SP
Projeto pedagógico envolveu diversos centros de atendimento; mais de 40 desenhos foram recebidos para análise
Um jovem atendido pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto teve seu desenho selecionado como o novo logotipo do Fórum Estadual das Juízas e dos Juízes da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo (FOEJI-SP). A escolha faz parte de um projeto pedagógico que envolveu adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com o objetivo de promover a ressocialização e valorizar talentos criativos.
A análise dos 46 desenhos submetidos foi realizada pela Assessoria de Comunicação Social (ACS), pela Diretoria de Gestão e Articulação Regional (DGAR) e pela Assessoria Especial de Políticas Públicas (AEPS) da Fundação CASA. O processo de avaliação focou na viabilidade de adaptar as ilustrações em um logotipo profissional, levando em conta modernidade, sobriedade e a capacidade de aplicação em diferentes materiais, como painéis e brindes. Ao final, 10 propostas foram pré-selecionadas por atenderem melhor aos critérios técnicos.
A arte escolhida para o Fórum reflete valores essenciais como esperança, transformação e reintegração social, profundamente conectados tanto ao trabalho do FOEJI-SP quanto à atuação da Fundação CASA. A equipe de Comunicação Social da Fundação trabalhou na vetorização e na adaptação técnica do desenho vencedor, preservando o conceito original criado pelo jovem atendido.
Com o apoio dos juízes envolvidos no processo de seleção, ficou decidido que a força e o potencial da obra selecionada eram tão marcantes que todos os elementos do desenho foram mantidos no logotipo oficial. O sol nascente, representando um novo começo; o salto, simbolizando a superação de obstáculos; os pássaros, refletindo o desejo de liberdade; e o título da obra, “O Sonhador”, foram incorporados na identidade visual.
“A escolha de um desenho feito por um adolescente da Fundação CASA para representar o FOEJI-SP vai muito além de um simples logotipo. Ela demonstra o poder transformador das oportunidades oferecidas a esses jovens, que, quando incentivados, podem ressignificar suas trajetórias e contribuir de maneira positiva para a sociedade. Esta iniciativa reforça nosso compromisso em proporcionar não apenas ressocialização, mas também o reconhecimento das capacidades e talentos de cada um”, destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Participaram do processo de definição do novo logotipo o juiz corregedor do DEIJ, Airtom Marquezini Júnior; o juiz presidente do FOEJI-SP, Heitor Moreira de Oliveira; e os juízes Iberê de Castro Dias e Evandro Pelarin, bem como as juízas Monica Gonzaga Arnoni, Maria de Fátima Pereira da Costa e Silva e Anna Sylvia Rodrigues e Silva, membros da Diretoria do FOEJI-SP.
“A ideia do Fórum é que crianças e adolescentes sejam efetivamente personagens centrais dos debates e estejam representados em todos os momentos, seja expressando-se verbalmente nas mesas e debates, seja expressando-se pelas artes, como no caso do desenho escolhido para ser o logotipo do Fórum”, disse o juiz Iberê de Castro Dias.