CIPA da Sede e GMST sorteiam máscaras no Outubro Rosa
Ação é parte da campanha “Sua Vida Pode Ser Mudada Por Um Toque”, sobre prevenção ao câncer de mama
Trinta máscaras cor de rosa, bordadas com pedrarias e o símbolo do laço da campanha do Outubro Rosa, acompanhadas de uma cartinha com os procedimentos de higienização, foram sorteadas nesta semana entre as 314 mulheres que trabalham na Sede da Fundação CASA, no bairro da Luz, na cidade de São Paulo.
A ação, realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Sede em conjunto com a Gerência de Medicina e Saúde do Trabalhador (GMST), é parte da campanha “Sua Vida Pode Ser Mudada Por Um Toque”, promovida pela GMST e a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fundação CASA para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama.
“Aliamos o contexto da pandemia da Covid-19 com a temática da campanha Outubro Rosa para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama tanto entre as mulheres quanto entre os homens”, destaca o auditor-auxiliar Marcelo Miguel, membro da CIPA da Sede.
Durante três dias e de forma voluntária, a auditora-auxiliar da Assessoria de Controle Interno (ACI), Toshiko Owan, confeccionou caprichosamente as máscaras. “Para que outras mulheres fossem contempladas, a própria Toshiko pediu para não entrar na lista do sorteio”, conta o auditor-auxiliar membro da CIPA da Sede.
Servidoras da equipe da GMST providenciaram a higienização, de forma às contempladas no sorteio eletrônico já puderam utilizar a proteção facial logo que receberam.
A partir de uma lista com os nomes das servidoras lotadas na Sede, as equipes da CIPA e da Gerência de Medicina atribuíram individualmente números, que foram sorteados via internet, em site específico, elencando aqueles correspondentes às 30 funcionárias contempladas.
As sorteadas são mulheres que atuam em setores como o Expediente da Diretoria de Gestão e Articulação Regional (DGAR), Divisão de Recursos Humanos (DRH), Seção de Administração Predial e Protocolo, entre outros.
Nesta sexta (23), como continuidade das ações, os membros da CIPA da Sede entregam 120 máscaras de tecidos aos servidores locais.
Ainda compõem a CIPA da Sede: o agente de apoio operacional Emilio Carlos de Oliveira, a agente de apoio administrativo Luciana dos Santos Costa, o encarregado de Área Administrativa Márcio José Carretero, a agente administrativo Maria Celia Caldas Fagundes, o chefe de Seção Clayton Moraes da Silva, o especialista administrativo Einaldo dos Santos Paixão e o especialista administrativo Wagner Sebastião Xavier.
Dia do Rosa
Nesta sexta-feira (23) e no dia 29 de outubro, a GMST convida todos os servidores e servidores a participarem do Dia do Rosa. A ação integra a campanha “Sua Vida Pode Ser Mudada Por Um Toque”, com enfoque na conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Para participar, profissionais da Sede, das Regionais e dos centros socioeducativos devem usar uma peça de roupa rosa nesses dois dias.
Os registros do Dia do Rosa também podem ser encaminhados para a GMST, por meio do e-mail: kalmeida@sp.gov.br
A campanha
A programação da campanha “Sua Vida Pode Ser Mudada Por Um Toque” na Fundação CASA teve início no começo do mês, com uma live sobre “O Câncer e a Autoestima”, ministrada pela enfermeira da Seção de Medicina e Enfermagem do Trabalho, Elisangela Nunes de Oliveira.
Na sequência, no dia 13/10, foi lançado um vídeo com a história de batalha e superação da psicóloga do CASA Pirituba, Gisele Maria de Toledo Abrahão Schramm, que sobreviveu à doença.
Na última segunda-feira (19/10), houve a palestra virtual com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama”, ministrada pelo médico oncologista da Oncoclínicas e diretor técnico do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto, Dr. Diocésio Alves Pinto de Andrade.
Por fim, no dia 27/10 a campanha se encerra com um vídeo sobre as atividades do Outubro Rosa nas regionais e centros socioeducativos.