Ciclo de Palestras “Racismo Institucional” realiza último encontro nesta sexta (26/11)

Evento abordará o tema “Diretrizes para a Educação Antirracista”

 

A Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) promove nesta sexta-feira (26/11), às 10h, o último encontro do ciclo de palestras online sobre o tema “Racismo Institucional” 

O fechamento do ciclo será realizado com a palestra “Diretrizes para a Educação Antirracista”, que será ministrada pela professora e coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa, Ednéia Gonçalves. A palestrante também é autora do prefácio do livro “Ensinando Comunidade – Pedagogia da Esperança” de Bell Hooks, lançado recentemente pela Editora Elefante.  

O link do evento está disponível na Intranet

Ao total, o ciclo foi composto por três encontros, que acorreram sempre as sextas-feiras a partir das 10h.

O primeiro encontro aconteceu no dia 12/11, e teve como tema “O que é racismo?”. A palestra foi ministrada pelo professor com doutorado em Educação pela USP, Cleber Santos Vieira. O pesquisador já foi diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos CONNEABs. Atualmente é presidente da ABPN. 

A segunda palestra do ciclo abordou o tema “Branquitude e educação para as relações étnicos-raciais” e foi ministrada pela professora doutora em educação na Universidade de Campinas (Unicamp), Luciana Alves. A pesquisadora também é autora do livro “Ser branco”, publicado pela editora Hucitec e de vários artigos científicos sobre relações raciais. 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP