Ciclo de Palestras “Racismo Institucional” promove segundo encontro nesta sexta (19/11)

Evento abordará o tema: “Branquitude e educação para as relações étnicos-raciais”

 

A Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) promove nesta sexta-feira (19/11) o segundo encontro do ciclo de palestras online para abordar e debater questões relacionadas ao tema “Racismo Institucional” 

Desta vez, a palestra terá como tema “Branquitude e educação para as relações étnicos-raciais” e será ministrada pela professora doutora em educação na Universidade de Campinas (Unicamp), Luciana Alves. A pesquisadora também é autora do livro "Ser branco", publicado pela editora Hucitec e de vários artigos científicos sobre relações raciais. 

O link do evento está disponível na INTRANET

Ao total, o ciclo será composto por três encontros, que acorrerão sempre as sextas-feiras a partir das 10h.

 O primeiro evento aconteceu na última sexta (12/10), e teve como tema “O que é racismo?” . A palestra foi ministrada pelo professor com doutorado em Educação pela USP, Cleber Santos Vieira. O pesquisador já foi diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Grupos Correlatos CONNEABs. Atualmente é presidente da ABPN. 

Por fim, no dia 26/11, ocorrerá o fechamento do ciclo com a palestra “Diretrizes para a Educação Antirracista”, que será ministrada pela professora e coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa, Ednéia Gonçalves. A palestrante também é autora do prefácio do livro "Ensinando Comunidade - Pedagogia da Esperança" de Bell Hooks, lançado recentemente pela Editora Elefante.  

Compartilhe esta notícia: