Cerca de 200 jovens da Fundação CASA se formam em cursos de educação profissional no Vale do Paraíba e Alto Tietê
Formaturas e celebrações marcaram conclusão dos cursos do SENAC São Paulo e da FAT no ciclo do 1º trimestre de 2025

O primeiro ciclo de formação em educação profissional básica de adolescentes em medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) terminou em março, e 190 jovens que cumprem medida em dez centros de atendimento localizados em municípios do Vale do Paraíba e Alto Tietê concluíram cursos realizados por educadores do SENAC São Paulo e da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).
O término foi marcado por cerimônias de formatura e celebrações ao longo dos últimos 15 dias, realizadas, em geral, ou com a presença e o apoio de familiares, ou com a entrega de certificados pelos educadores do SENAC São Paulo e FAT acompanhada de reflexão sobre o período formativo. Um sentimento havia em comum: quem compareceu quis comemorar as conquistas dos jovens.

Na Fundação CASA Jacareí, 18 adolescentes concluíram os cursos de docinhos para festas – doces em massas e cristalizados e o básico em Microsoft Word, oferecidos pelo SENAC São Paulo. A unidade de São José dos Campos do SENAC São Paulo cedeu espaço e organizou duas formaturas: uma para os 10 adolescentes do curso de tecnologia e outra para os oito jovens a formação gastronômica. As cerimônias aconteceram nos dias 26 e 27 de março.
Os adolescentes do curso de docinhos para festas, aliás, tiveram ainda uma última experiência formativa antes da celebração. Os jovens participaram de uma aula prática ministrada na cozinha industrial da unidade do SENAC São Paulo. “Os adolescentes ficaram muito felizes, certo de que podem, no futuro, estar ali como estudantes”, afirmou a diretora da Fundação CASA Jacareí, Jordhana Cabral.

A surpresa não parou por aí. Um jovem egresso da Fundação CASA Jacareí, que hoje trabalha na unidade de São José dos Campos do SENAC São Paulo, prestigiou a formatura dos adolescentes, levando uma mensagem de esperança com base na sua vivência. Ele hoje atua no local pelo programa Jovem Aprendiz, do município de Jacareí, e também estuda no SENAC São Paulo.
Ainda pelo SENAC São Paulo, dez adolescentes se formaram no curso de rotinas básicas de garçom na Fundação CASA Taubaté e outros 21 jovens da Fundação CASA Lorena concluíram os cursos de noções à informática – Windows e Office e excelência no atendimento ao cliente. Nos dois centros de atendimento houve celebrações nos próprios locais com presença de familiares.
Já nas fundações CASA Tamoios, de São José dos Campos, Caraguatatuba e Atibaia, os concluintes dos cursos do SENAC São Paulo finalizaram as formações com rodas de conversa sobre o conteúdo aprendido e o trabalho desenvolvido, além da entrega de certificados.

Na Fundação CASA Tamoios, dez jovens concluíram o curso de preparo de pizza, enquanto na Fundação CASA Caraguatatuba foram 21 adolescentes formados nos cursos de preparo de hambúrguer e rotinas básicas de administração de pessoal. Na Fundação CASA Atibaia, mais 21 jovens terminaram os cursos de preparo de lanches e sucos e rotinas básicas de escritório.
Numa ação conjunta entre a FAT e a Gerência de Educação Profissional da Fundação CASA, oito adolescentes da Fundação CASA Terra Nova, em Itaquaquecetuba, participaram de uma cerimônia de formatura que reuniu 51 adolescentes de diferentes centros de atendimento na capital e Região Metropolitana de São Paulo. A celebração, com direito ao rito completo de uma formatura festiva, aconteceu no dia 31 de março, no auditório Professor Wladimir Anversa, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo, na região do Centro Histórico da cidade de São Paulo. Na Fundação CASA Terra Nova houve ainda outros oito jovens que concluíram curso do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe.

A Fundação de Apoio à Tecnologia ainda formou outros 73 adolescentes das fundações CASA Guarulhos, Guayí (em Guarulhos) e Itaquá (em Itaquaquecetuba) nos cursos de customização de camisetas e bonés, básico em Microsoft Excel, básico em Microsoft Word e atendente de farmácia.
“A qualificação profissional básica é um passo muito importante para a inserção social e no mercado de trabalho dos nossos adolescentes, especialmente quando terminam a medida socioeducativa e retorno à convivência em sociedade. Oferecemos ferramentas iniciais para que possam dar os primeiros passos na construção da nova caminhada de um futuro promissor”, explicou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.