Centros da Fundação CASA na capital definem campeões regionais da XX Copa CASA

Adolescentes dos CASAs Mário Covas e Juquiá avançam para etapa estadual do campeonato

 

Fotografia mostra troféus e medalhas que serão entregues às equipes vencedoras. Os troféus estão sobre uma mesa, com uma tolha com as cores da bandeira brasileira. Os troféus são dourados e as medalhas estão organizadas em duas fileiras, uma na cor prata e outra na cor dourada.
Prêmios entregues às equipes finalistas

Com partidas acirradas e decididas nos pênaltis, os times da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Mário Covas (Zona Norte) e Juquiá (Brás), avançaram para a etapa estadual da XX Copa CASA de Futebol, que acontecerá na Arena Benfica do Brasil.

Os jogos da etapa regional tiveram início no último dia 11/02, no Centro Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester, zona Leste da capital paulista e contaram com a participação de 150 adolescentes de dez equipes de centros socioeducativos da região.

 

Na primeira partida da semifinal, o CASA Mário Covas terminou empatado com o CASA Rio Tâmisa, em 3 a 3, e o jogo evoluiu para os pênaltis. Com 3 gols a 0, o CASA Mário Covas se classificou para a final regional.

 

Já na segunda partida da semifinal, entre os CASAs Juquiá e Itaquera, a primeira equipe saiu vitoriosa, também com o placar de 3 a 0.

 

A grande final dessa disputa regional ocorreu no dia 18/02, e terminou com o resultado de 2 a 0, classificando o CASA Mário Covas como campeão regional e o CASA Juquiá como vice.

 

Os centros foram premiados com os respectivos troféus e medalhas. A cerimônia também contou com a entrega do Troféu “Craque da Final”, para o adolescente Pedro (nome fictício) que cumpre medida no CASA Mario Covas e que foi o autor dos dois gols da equipe na partida.

 

Nas semifinais e finais, cada partida teve 70 minutos de duração, com dois tempos de 35 minutos, além do intervalo de 10 minutos.

 

Na fase classificatória, as equipes foram divididas em quatro chaves – A, B, C e D. Os times jogaram, em geral, em confrontos diretos e classificatórios para as semifinais regionais, em partidas com duração total de 50 minutos, em dois tempos de 25 minutos intercalados por intervalo de dez minutos.

 

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressalta o impacto positivo da Copa CASA. “O futebol é uma paixão para muitos desses jovens e, por meio da Copa CASA, eles vivenciam essa experiência de forma saudável, com disciplina e espírito de equipe. O esporte tem um papel fundamental na construção de novos caminhos para esses adolescentes”, afirma.

 

Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Realizada anualmente, a competição ocorre em duas fases: regional e estadual. Na fase regional, os times locais, organizados conforme as divisões regionais da Fundação CASA, competem entre si, e os vencedores de cada região avançam para a etapa estadual.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), é dividida em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes vencedoras das etapas regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa decisiva, acontecem os jogos semifinais e finais.

A competição é promovida anualmente desde 2005, com exceção de 2021, quando foi suspensa devido à pandemia de Covid-19.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP