Centros da DRMSE e DRMNO se preparam para a Copa do Mundo

CASAs Juquiá e Osasco I decoram ambientes com motivos alusivos à competição da Fifa no Qatar

A Copa do Mundo Fifa 2022, no Qatar, tem a abertura oficial no próximo domingo (20) e o clima da competição mundial também já toma os centros socioeducativos da Fundação CASA. Na Região Metropolitana de São Paulo, por exemplo, os CASAs Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, e Osasco I, em Osasco, decoraram os ambientes com os motivos do torneio. Os centros pertencem, respectivamente, à Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE) e Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO).

No centro do Complexo do Brás, o foco foi trazer o contexto da sustentabilidade, com o reaproveitamento de CDs que seriam descartados, enquanto no centro de Osasco a ação abordou aspectos culturais e figurativos, envolvendo professores da escola vinculadora, a E.E. Professor Oguiomar Ruggeri. Nos dois CASAs, a participação das equipes multiprofissionais, em todos os setores, também foi fundamental.

Há cerca de um mês, a proposta no CASA Juquiá foi trazer a política dos 3Rs da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar – a partir de um novo uso de CDs (compact disks) que seriam descartados. A arrecadação dos CDs aconteceu junto aos servidores e rendeu pelo menos 500 unidades.

Como se trata de um objeto que pode levar cerca de 450 anos para se degradar na natureza, um novo significado para eles foi dado com o uso de papel laminado e criatividade, segundo a assistente social Sandra Pereira Alves, que também participou da iniciativa.

A proposta inicial era confeccionar uma bandeira na entrada do centro, mas, com a visão dos jovens em internação e sugestão da área pedagógica, os CDs foram a base para móbiles com bandeiras do Brasil, bolas de futebol, entre outros. Todos foram pendurados no refeitório, na área escolar e nos caminhos de trânsito dos familiares durante a visitação.

“Durante as oficinas pedagógicas e nos atendimentos em grupo que fiz, foi conversada a importância do descarte correto e de reusar o objeto, que demora muito tempo para se decompor na natureza”, explica a assistente social.

Já no CASA Osasco I, os adolescentes em internação elaboraram a decoração durante aproximadamente dez dias, utilizando tanto espaço e tempo nas aulas da educação escolar, em disciplinas como História, Geografia e Português, quanto em oficinas orientadas pelos agentes educacionais, apoiados pela equipe da área de segurança. O centro socioeducativo possui turmas nas três etapas do ensino – Fundamental I e II e Médio.

Os jovens conheceram a história dos países participantes, suas bandeiras, a cultura, dentre outros temas. Tudo foi utilizado como contexto para a elaboração de painéis, tabela de jogos, dentre outros. Até o mascote da Copa, o La’eeb, está presente em desenhos na decoração. O nome do mascote significa “jogador super habilidoso” em árabe.

“Todas essas ações trazem pedagogicamente um evento de importância mundial para o ambiente socioeducativo, num esforço dos servidores em mostrar que os jovens, mesmo privados de liberdade, estão inseridos no contexto social”, avalia o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.