Centros da DRMSE comemoram o Dia das Mães

Nos centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Sudeste, jovens prepararam lembranças e decorações para receber as mães

As celebrações do Dia das Mães foi repleta de homenagens e carinho para elas entre os adolescentes em atendimento nos centros socioeducativos do Complexo do Brás e da zona Leste da cidade de São Paulo, pertencentes à Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE).

Com preparativos ao longo da última semana, as comemorações culminaram com encontros entre mães e filhos nos dias de visita, regados a lembrancinhas e decoração elaboradas por eles. “O foco foi ressaltar a importância da garantia do direito à convivência familiar numa data especial dedicada às mães, seja pela condição biológica, seja pelo laço afetivo”, afirmou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

No CASA Rio Tocantins, centro de internação provisória, os adolescentes elaboraram, na última semana, presentes simbólicos entregues a 25 mães no último sábado (13). Foram cartões e porta lixa de unha em EVA, feitos durante aulas com os professores do Projeto Explorando Currículo (PEC), da escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta – que atende a todos os centros socioeducativos do Complexo do Brás. Os jovens ainda decoraram o centro socioeducativo.

O debate reflexivo também permeou as atividades pedagógicas com os docentes, com discussão de textos sobre o papel e as responsabilidades de cada membro da família, com o questionamento do porquê das mulheres responderem pelos afazeres domésticos. Os professores ainda explicaram a origem do Dia das Mães.

O CAIP Ruth Pistori, centro de atendimento inicial e internação provisória, também apostou no porta lixa de unha em EVA como lembrança, mas agregou um cartão em formato de vaso de flor, com mensagem sobre a divindade do papel da mãe. Tudo entregue no último sábado a 18 mães durante a visita às adolescentes em internação provisória e internação sanção. O espaço rica e carinhosamente decorado para recebe-las emocionou as famílias. Tudo foi elaborado com apoio da equipe pedagógica do CAIP e dos professores da E.E. Padre Anchieta.

Já no CAIP Gaivota, 52 mães receberam ontem (14) um conjunto de presentes do Dia das Mães, feito por seus filhos em atendimento inicial e internação provisória: uma pulseira de nylon com miçangas; cartão com mensagem individual e doces. O centro socioeducativo contou com decoração em cada sala, com painel repleto de cartões com mensagens dos filhos, além da edição do CAIP Notícias, o jornal mural do CASA temático sobre a data. Presentes e materiais decorativos foram elaborados com apoio da equipe pedagógica do CASA e dos professores da escola vinculadora.

No CASA Chiquinha Gonzaga, localizado no bairro da Mooca, na zona Leste, as adolescentes em internação receberam ontem as famílias nos dois Espaços decorados com mensagens e painéis sobre a beleza de ser mãe. Mas as adolescentes de cada Espaço prepararam surpresas distintas de presentes para suas mães.

No Espaço 1, em oficina com agentes educacionais do CASA, as garotas elaboraram cartões com mensagens de amor e rosas vermelhas de EVA com gliter. Enquanto no Espaço 2, as jovens confeccionaram chaveiros com base de garrafa pet, delicadamente acondicionados em pequenas caixas.

Durante a visita familiar, 27 mães nos dois Espaços receberam os presentes repletos de abraços. Não foi diferente no Programa de Acolhimento Materno Infantil (PAMI), no próprio centro socioeducativo, em que duas avós ganharam lembranças de suas filhas, que também são mães.

No Espaço 2 também houve apresentação de dança e declamação de poesias. Os dois Espaçosa tiveram sorteios de dois kits de roupas do Bazar do centro socioeducativo, além de disponibilização de peças de inverno que puderam ser levadas pelos familiares no Bazar Solidário.

Por fim, os jovens em internação provisória no CASA Itaparica, no Complexo do Brás, decoraram o centro socioeducativo com painel de corações repletos de mensagens para suas mães, além de terem entregado para 68 mães cartões com mensagens de amor e carinho na manhã do último domingo. Ambas atividades foram realizadas com professores da E.E. Padre Anchieta e equipe pedagógica do centro socioeducativo de plantão.