Centros da DRMNO têm palestra sobre cidadania eleitoral

Debate com educador da Ação Educativa foi o início de uma série de atividades de preparação para as eleições 2022

Qual a importância de votar como um exercício de cidadania? O que é engajamento? Essas foram algumas das provocações que o educador Renato Souza de Almeida, da organização social Ação Educativa, fez durante sua palestra on-line para os adolescentes em internação nos 17 centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), localizados na capital paulista e na cidade de Osasco.

A ação, ocorrida na última sexta-feira (20) por meio da plataforma Microsoft Teams, abriu a programação do Projeto Eleições DRMNO 2022, de preparação e conscientização dos adolescentes e jovens para as eleições deste ano. O tema da palestra inaugural foi a importância do voto jovem e o exercício da cidadania.

De acordo com dados preliminares da Assessoria de Inteligência Organizacional (AIO) da Fundação CASA, até meados de maio havia pelo menos 285 jovens de 16 a 20 anos aptos a votar em atendimento nos centros da Divisão, que responde, dentre outros, pelos Complexos Vila Maria e Raposo Tavares.

Durante aproximadamente uma hora, Almeida apresentou a origem do direito ao voto, presente na Constituição Federal de 1988, como funciona o sistema de votação e a importância do voto da juventude.

“É necessário que os jovens votem, porque é colocar a sua voz”, observou Almeida durante a apresentação. O educador é filósofo e cientista social, com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para os próximos meses, o setor pedagógico dos centros socioeducativos da DRMNO tratará com os adolescentes o valor do título eleitoral e da sua participação no processo de eleição e cidadania. Em conjunto com os professores das escolas vinculadoras, também serão promovidas aulas, seminários e outras atividades pedagógicas vinculadas à votação, como a história do voto no país e o atual contexto político.

Entre as ações previstas estão a mobilização das equipes dos centros para apresentar aos jovens os partidos políticos e as plataformas dos principais candidatos – na eleição de 2022 serão eleitos presidente da República, governador, deputados estadual e federal e senador.

A simulação da votação na urna eletrônica é outra experiência de preparação pela qual os adolescentes passarão. “Queremos estimular o interesse dessa faixa etária, para que vejam que seu voto é importante no contexto sociopolítico e para a mudança da realidade do país”, avalia a chefe de Seção Técnica da DRMNO, Cintia Dias Silva.

De acordo com a Resolução 23.996/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dispõe sobre os atos do processo eleitoral para as eleições 2022, os presos provisórios – sem sentença transitada em julgado – e os adolescentes em internação e internação provisória podem votar, de acordo com as regras constitucionais.

Na Fundação CASA, para adolescentes com idades entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, enquanto para os jovens de 18 a 21 anos incompleto, o voto é obrigatório. As eleições acontecem em outubro: o primeiro turno será no dia 02 e o segundo, se houver, no dia 30.