Centros da DRMNO comemoram o Dia das Mães

Divisão Regional Metropolitana Noroeste conta com celebrações e lembranças variadas para homenagear as mães

Cartões caprichosamente elaborados, com mensagens de amor; quadros com técnica de quilling; sarau com poesias próprias ou de autores consagrados. A variedade marca as celebrações de Dia das Mães nos 17 centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), os Complexos Vila Maria e Raposo Tavares, localizados na cidade de São Paulo.

Em geral, os centros socioeducativos preparam celebrações afetivas, com entrega de presentes elaborados pelos próprios jovens e até mesmo coral com música da cantora Naiara Azevedo. Em alguns centros, as comemorações acontecem a partir desta sexta-feira (06), mas a maioria utilizará a visita semanal no final de semana para promover o encontro de mães e filhos.

“A manutenção das relações de afeto dos adolescentes com suas mães ou com aquelas que desempenham esse papel afetivo é muito importante na medida socioeducativa adolescente, sendo parte do processo de reflexão deles e delas”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Nos CASAs Ouro Preto e Vila Guilherme, no Complexo Vila Maria, celebração acontece na sexta.

No CASA Ouro Preto, às 14h30, em cerimônia especial de homenagem, as mães assistem ao recital de poesias dos jovens, que declamarão poemas como “Para Sempre”, de Carlos Drummond de Andrade; e “Minha Mãe”, de Vinícius Moraes, além de cantar a música “Trem Bala”, de Ana Vilela. A comemoração terá ainda direito à entrega individual de cartão e vasinho para geladeira confeccionados pelos adolescentes.

Já no CASA Vila Guilherme, na sexta, às 14h, as mães foram convidadas a assistir ao sarau com declamação de poesias de autoria dos próprios jovens. Para casa, levarão um cartão carinhosamente feito pelos rapazes, acompanhados de um bombom. Para as mães que não puderem comparecer, a entrega ocorrerá no domingo, às 14h, na visita familiar semanal.

Sábado familiar

No CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria, às 14h, durante a visita familiar semanal, elas ganharão vaso de flores em formato de boneca, feitos com materiais recicláveis – a partir do reaproveitamento de cápsulas de café – e utilizando a tinta chalk paint, especial para móveis e decoração, na pintura.

Já no CASA Pirituba, na zona Oeste do município, as mães celebram seu dia na visita semanal, às 14h, assistindo ao coral com 20 jovens em internação que cantam a música “Obrigado, mãe”, da cantora Naiara Azevedo. No final, de lembrança, levam para casa cartões elaborados em formado 3D e um porta panos feito com fuxico.

No CASA João do Pulo, no Complexo da Vila Maria, a celebração do Dia das Mães será no sábado às 14h, quando os jovens em internação confraternizam com elas e lhes entregam cartões e porta-canetas elaborados com carinho ao longo desta semana.

No mesmo sábado, durante a visita familiar no CASA Vila Leopoldina, os jovens em internação entregam a elas os cartões afetivos elaborados ao longo da semana.

No Dia delas

No domingo (08), às 9h, no CASA Governador Mário Covas, as mães dos adolescentes, durante a visita semanal familiar, recebem cartões e os quadros feitos com técnica de quilling, uma técnica artesanal em que se criam figuras a partir de tiras de papel enrolado. Antes, na sexta, em três sessões distintas – às 13h, 15h e 18h –, os jovens assistem ao filme “Minha Mãe é uma Peça”, protagonizado pelo falecido ator Paulo Gustavo.

Na mesma data, às 9h, as mães de adolescentes em internação no CASA Nova Vida, no Complexo da Vila Maria, também ganham cartões feitos com carinho.