Centros da DRMNO celebram a Páscoa

Com apoio dos parceiros do PAR, adolescentes participaram de discussões e festividades

O clima de celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que é o significado da Páscoa, permeou as celebrações cristãs nos 17 centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), localizados na capital e em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Com uma mistura de atividades pedagógicas, apoiadas pelas escolas vinculadoras, com celebrações cristãs promovidas por parceiros do Programa de Assistência Religiosa (PAR), as ações buscaram mostrar o real significado da Páscoa cristã.

“A Páscoa é o símbolo do renascimento de Jesus Cristo, da renovação, e procuramos levar aos adolescentes a mensagem de que é possível eles e elas se renovarem, de ter uma nova chance”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Confira a seguir como alguns dos centros socioeducativos celebraram a Páscoa.

Capital

O CASA Vila Guilherme, no Complexo da Vila Maria, duas semanas antes da celebração, os adolescentes discutiram a essência da Páscoa por meio de filmes seguidos de debates.

Entre os dias 12 e 13 de abril, diferentes parceiros do PAR realizaram ações com os rapazes. Na terça (12), membros da Igreja Bola de Neve promoveram roda de conversa sobre a origem e o significado da Páscoa no Cristianismo.

Já na quarta (13), os membros da Igreja Universal não só registraram uma roda de conversa temática – finalizada com a distribuição de bombons –, como ainda realizaram uma confraternização com os servidores do centro socioeducativo.

Na quinta-feira (14), os adolescentes participaram de uma encenação da última ceia, a última refeição que Jesus Cristo fez com seus apóstolos antes de ser traído por Judas e preso pela guarda romana. Na passagem bíblica, Cristo divide pão e vinho como símbolo de seu corpo e sangue. Com os jovens, a simbologia foi traduzida em pão e suco de uva, mostrando que o sentido da Páscoa vai muito além dos ovos de chocolate.

No CASA Pirituba, localizado na zona oeste de São Paulo, em atividade conjunta com os professores da escola vinculadora, a E.E. Ermano Marchetti, um grupo de adolescentes apresentou um seminário sobre a Páscoa para jovens internados e servidores.

Na última sexta-feira (15), oito adolescentes em internação, acompanhados de cinco servidores, visitaram o Templo de Salomão, da Igreja Universal, no bairro do Brás, na cidade de São Paulo. Lá visitaram as instalações, que trazem algumas passagens da bíblia cristã. Também discutiram o significado religioso da Semana Santa e o símbolo do domingo de Páscoa.

Osasco

No CASA Osasco II, em Osasco, o domingo de Páscoa, celebrado no dia 17 de abril, contou com palestra e banda de regae da Igreja Bola de Neve, parceira do centro socioeducativo no PAR.

De forma descontraída, os membros da Igreja buscaram resgatar o significado e a origem da Páscoa, estimularam os adolescentes a identificar os símbolos da data cristã, além de incentivar o diálogo. No final, os jovens ganharam bombons.