Centros da DRCAP realizam festas juninas

Celebrações envolveram adolescentes, servidores e professores das escolas vinculadoras

 

O clima das festas juninas contagiou os adolescentes atendidos e as equipes dos centros socioeducativos da Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP), localizados na capital paulista e na cidade de Osasco.

Ao longo do mês de junho, geralmente no contexto do currículo das escolas vinculadoras, os centros de atendimento promoveram celebrações ou atividades alusivas ao período de festividades do calendário católico, em homenagem aos santos João, Antônio e Pedro.

No CASA Vila Leopoldina, em conjunto com os professores da E.E. Professor José Monteiro Boanova, a equipe pedagógica e os adolescentes em internação decoraram todo o centro de atendimento com bandeirinhas, cartazes e até mesmo literatura de cordel. A decoração foi preparada com 15 dias de antecedência.

Na última sexta-feira (28/06), o arraial local, com cerca de quatro horas de duração, contou com bingo e brincadeiras diversas, como boca do palhaço, corrida de saco, rabo do burro e pescaria, com participação tanto de jovens quanto de servidores.

No mesmo dia, os adolescentes em internação no CASA Itaquera, em períodos distintos, celebraram a festa junina acompanhados dos servidores; professores da escola vinculadora – a E.E. Professora Maria Ferraz de Campos; do promotor de Justiça da Infância e Juventude Flávio Lorza; e de representantes de parceiros locais, como a Diretoria de Ensino Leste 4, o Sarau Asas Abertas, a Igreja Verbo da Vida e do Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto Lajeado.

A quadra do centro de atendimento, decorada com bandeirinhas, cartazes e painéis abrigou não só as brincadeiras típicas – pescaria, tomba lata, argola, dança das cadeiras, dentre outras – como também foi palco para a tradicional dança em grupo, composta pelos jovens, servidores e convidados.

A celebração também teve comidas típicas, como paçoca, doce de abóbora, doce de amendoim, pipoca e refrigerante. Na ocasião, os adolescentes que participaram das oficinas do Projeto Guri ainda se apresentaram.

Já no município de Osasco, na própria sexta, os adolescentes atendidos no CASA Osasco I e servidores locais uniram esforços com os professores da E.E. Professor Oguiomar Ruggeri e montaram um arraial com direito a apresentação teatral, dança tradicional em grupo, comidas típicas e brincadeiras. Na festividade, alguns adolescentes puderam compartilhar o momento com familiares.

O arraial recebeu autoridades do município, como o juiz corregedor, Samuel Karasin; e representantes da Secretaria Executiva da Infância e Juventude (SEIJ) local; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Osasco; Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Segurança Alimentar; e da Coordenação de Saúde Mental da prefeitura.

Os adolescentes em internação provisória não ficaram de fora das celebrações. No CASA Rio Turiassu, jovens, professores da E.E. Padre Anchieta e servidores participaram de gincana com diversas brincadeiras. Eles se arriscaram na corrida com colher, arremesso com pontuação e cesta de basquete com bolinha de tênis de mesa. No final, cada jovem ganhou um kit com guloseimas.

“Mesmo no contexto socioeducativo, trazemos as vivências que eles estariam tendo na escola neste período festivo dos meses de junho e julho se não estivessem cumprindo medida socioeducativa. Essas ações acabam abrangendo tanto o conteúdo pedagógico quanto reforçam as relações humanas nos centros de atendimento”, analisa a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP