Centro feminino da Fundação CASA de Cerqueira César visita a fábrica da Natura na região metropolitana da capital
Inspirar a presença das mulheres no mercado de trabalho e mostrar que isso pode ser aliado à beleza e ao feminino. Com esses objetivos, seis jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Cerqueira César (feminino) participaram na última segunda-feira (11/11) de uma visita à fábrica da Natura em Cajamar.
Organizada pela Gerência de Educação Profissional (GEP) da Fundação CASA, a visita complementou o conteúdo dos mais de 60 cursos oferecidos nas unidades, que incluem capacitações como Noções Básicas de Organização e Eventos, Auxiliar de Segurança do Trabalho, Introdução à Logística de Transportes, Rotinas Básicas de Escritório, Assistente Contábil, Atendimento e Recepção, entre outros.
A experiência também ofereceu para elas uma visão prática de como funciona uma empresa do setor de cosméticos e perfumaria, reforçando as capacitações profissionais dessas adolescentes.
A gerente da GEP, Cristina Lumiko Nakasone Watanabe, destaca a relevância dessa oportunidade para os adolescentes. “Para os alunos do curso de Logística, será uma chance de vivenciar a rotina do setor. Já os jovens de Empreendedorismo terão uma visão mais ampla sobre a dinâmica de uma grande empresa,” explica.
Os cursos de capacitação profissional na Fundação CASA são oferecidos em parceria com instituições especializadas, como Senac e Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), e abrangem áreas diversas como logística, tecnologia e empreendedorismo, desenvolvendo tanto habilidades práticas quanto conhecimentos técnicos. Além de preparar para o mercado de trabalho, essas formações visam fortalecer a autoestima dos adolescentes, incentivando a autonomia e a inclusão social, fatores essenciais para a ressocialização.